Em análise interna, Distrito destaca diversidade de startups e investimentos no GenAI Lab
O Distrito anuncia um novo mapeamento das mais de 80 startups que compõem o GenAI Lab – seu programa de alta densidade em IA e automação – e lança oficialmente seu novo site institucional, que posiciona a empresa como líder nacional em AI Transformation.
O estudo atualizado revela um ecossistema sólido, majoritariamente B2B, composto por startups jovens, tecnicamente robustas e alinhadas ao rápido avanço global da IA generativa.
Dados, infraestrutura e deep techs representam cerca de um quarto de todo o portfólio, reunindo soluções como agentes autônomos, dados sintéticos, visão computacional, LLMOps e tecnologias de segurança para modelos generativos.
Investimentos variados indicam maturidade e diversidade
O levantamento mostra um ecossistema equilibrado: parte das startups opera ainda sem investimento externo, enquanto outra parte já captou rodadas pré-seed, seed e early-stage, inclusive com fundos internacionais.
Um dos destaques do mapeamento é a Advolve, startup especializada em automação de marketing de performance por IA, que foi adquirida pelo iFood para acelerar a vertical de Ads da empresa.
A plataforma da Advolve – baseada em testes simultâneos, criativos gerados por IA e otimização contínua – exemplifica o tipo de tecnologia de alto impacto que integra o GenAI Lab.
O Distrito também identifica os novos vetores de crescimento que irão guiar o próximo ciclo do GenAI Lab:
- Healthtech com IA: vertical pequena, porém crítica e altamente estratégica;
- LLMOps, segurança e governança: prioridades imediatas para IA em produção;
- Programas verticais por indústria: AI for Sales, AI for Retail, AI for Finance e AI for Health.
Fonte: TI Inside