Secti Bahia participa de ações que fortalecem ciência e tecnologia no Sertão Produtivo
Programação em Guanambi incluiu oficinas, experiências imersivas e formação de professores, aproximando CT&I das comunidades do interior
Interiorizar ações que impulsionem a ciência, a inovação e a tecnologia é um dos compromissos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Com esse propósito, a pasta realizou uma série de agendas em Guanambi, fortalecendo o diálogo com os protagonistas desses ecossistemas. Ao longo de três dias, foram promovidas atividades como workshop sobre microverdes, participação em curso de iniciação científica e presença na Feira Tenda da Ciência.
A programação começou na quinta-feira (8), com a realização de um workshop sobre microverdes no Colégio Estadual do Campo de Mutãs, distrito de Guanambi. A atividade foi conduzida por Carlos Antônio Teixeira, professor que desenvolve um projeto sobre o tema com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). Durante o encontro, ele abordou técnicas de cultivo, cuidados e os benefícios de incluir esses alimentos na alimentação diária. Além disso, os estudantes puderam experimentar óculos de realidade virtual.
A estudante Ana Luiza, do 3º ano do ensino médio, destacou que a iniciativa da Secti evidencia que a ciência também acontece na zona rural. “Essa ação da Secti vem nos mostrar que a tecnologia e a ciência não estão distantes, muito pelo contrário, estão muito próximas da modalidade de ensino ofertada aqui no colégio, voltada para a educação do campo. Reforça também a busca por essa tecnologia e por essa ciência atreladas a um ensino de qualidade, demonstrando que o campo pode, sim, ser um lugar de produção cultural, tecnológica e científica”.
Ainda na quinta-feira, a diretora de Educação Científica, Divulgação e Popularização da Ciência, Elisângela dos Reis, participou de uma formação destinada a professores da rede municipal, realizada na Universidade Aberta do Brasil. O curso, promovido pelo SESI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apresentou metodologias voltadas à iniciação científica.
Já nos dias 9 e 10, a secretaria marcou presença na Feira Tenda da Ciência, promovida pelo Instituto Federal Baiano (IFBaiano). Durante o evento, foram realizadas atividades como a divulgação do projeto Bahia Faz Ciência, uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual e a participação do Robozão, que animou o público com o gingado da Bahia. A Secti também esteve na Feira de Produtos Orgânicos em fase de certificação, outra iniciativa do IFBaiano voltada à valorização da produção sustentável no território.
Para Elisângela Reis, a ida da secretaria a Guanambi, no Sertão Produtivo, evidencia o compromisso com a interiorização das ações da pasta. “A agenda da Secti reflete um momento importante do nosso trabalho de estruturação da nova Diretoria que vai cuidar da Educação Científica e da Divulgação e Popularização da Ciência. A presença no território é estratégica para o fortalecimento das iniciativas do Governo do Estado com os municípios, especialmente no contexto da educação. Ao longo da semana, promovemos atividades que integraram ciência, tecnologia e inovação. Nosso compromisso é aproximar cada vez mais essas áreas das pessoas e dos territórios de maneira contínua e significativa”, afirma.
Fonte: SECTI BA