MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

MCom promete conectar mais 332 unidades de saúde em 2026

O Ministério das Comunicações (MCom) prometeu com concluir em 2026 a conexão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ainda não possuem Internet. Segundo a pasta, faltam 332 das 1.191 UBS previstas em um plano federal. As restantes estão localizadas majoritariamente em regiões de difícil acesso, e serão indicadas pelo Ministério da Saúde para serem conectadas ao longo do ano.

UBS_2-696×464

“Uma UBS com Internet é a certeza de um trabalho mais qualificado dos profissionais de saúde e a garantia de que pacientes nos pontos mais distantes do País consigam ser atendidos, diagnosticados e medicados. O acordo firmado entre os ministérios integra um projeto maior do Governo do Brasil para democratizar a saúde pública em todas as regiões do país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com a conectividade, as UBSs poderão usufruir do uso de ferramentas digitais, teleconsultas e telediagnósticos.

As regiões Norte e Nordeste concentram a maior parte das unidades que passam a acessar serviços online. Dos 859 postos já conectados, mais da metade está distribuída pelas duas regiões, consolidando um dos maiores investimentos federais recentes em infraestrutura digital para a saúde pública.

Dados do Censo Nacional de Unidades Básicas de Saúde, divulgado no segundo semestre de 2025, mostram o avanço do processo de transformação digital: 94,6% das UBS do País já dispõem de conexão com Internet, e 87% utilizam prontuário eletrônico.

Fonte: Teletime com informações do MCom.

Mais notícias