Dataprev desliga último mainframe e alerta para lentidão nos serviços com biometria por excesso de acessos
A Dataprev desligou o último mainframe e concluiu a migração para a plataforma baixa dos sistemas previdenciários, depois de quatro dias de paralisação dos serviços. O atendimento pela Central 135 e os serviços do Meu INSS estarão disponíveis aos cidadãos a partir desta segunda-feira (02/02), com exceção do simulador de aposentadoria, que será retomado na quarta-feira (04/02).
Segundo a estatal, o protocolo de implantação dos serviços requer uma ativação gradual dos sistemas, para acompanhamento do desempenho e gestão dos acessos prioritários. Devido à expectativa de grande número de acessos nesta retomada dos serviços, a Dataprev alerta que podem ocorrer momentos de lentidão, sobretudo nos serviços que requerem o uso da biometria.
A Dataprev ressalta que essa funcionalidade está disponível 24 horas por dia e, caso o acesso não seja possível em algum momento, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial. Equipes técnicas estarão monitorando o ambiente tecnológico durante toda a semana e atuando em tempo real para evitar impactos nos serviços.
De acordo ainda com a estatal, mais de 220 profissionais atuaram na migração e homologação dos serviços previdenciários de 28 de janeiro até este domingo (01/02), entre equipes da Dataprev, do INSS e do Ministério da Previdência Social (MPS).
Cronograma de reativação de serviços aos cidadãos
Todos os serviços do Meu INSS, com exceção do simulador de aposentadoria (uma mensagem trará este aviso ao cidadão), além da Central 135.
Todos os serviços necessários aos atendimentos presenciais à população.
A partir desta quarta-feira (04/02):
Simulador de aposentadoria, usado para estimar o tempo para concessão do benefício, levando em consideração requisitos como idade e tempo de contribuição.
Fonte: Convergência Digital