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Projetos selecionados no Concurso de Criação de Games 2025 são divulgados pelo governo de RO

O grande vencedor desta edição foi Adrian Guilherme dos Santos Abreu, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, no município de Ji-Paraná. O estudante desenvolveu o game “Planeta da Conscientização”, no qual o jogador assume o papel de um viajante do tempo que retorna ao ano de 2025 para ensinar boas práticas ambientais, como a correta separação de resíduos e a aplicação dos 3 R’s (princípios de  Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que formam a base de práticas de consumo responsável para minimizar o impacto ambiental). O estudante e a professora orientadora, Patrícia, receberam tablets, brindes e certificados, e a escola foi contemplada com o Troféu de Escola Vencedora do Concurso 2025.

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Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a educação tecnológica, alinhada às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação. “Rondônia avança quando une educação e tecnologia. O governo tem investido para oportunizar que nossos estudantes possam criar soluções e estar preparados para os desafios do futuro”, salientou.

A secretária de Estado da Educação, Albaniza Batista, destacou o impacto positivo da ação na aprendizagem dos estudantes. “Os projetos apresentados revelam o potencial dos nossos alunos e reforçam a importância de investir em inovação nas escolas. Este concurso comprova que, com as ferramentas certas, nossos jovens aprendem de forma criativa e significativa.”

A especialista em Educação Tecnológica e autora da empresa de Tecnologia Educacional, Kellen Camargo, enfatizou o papel transformador da iniciativa. “O Concurso de Criação de Games materializa uma parceria que acredita no poder da tecnologia em sala de aula. Ao usar a programação para resolver problemas reais e desenvolver jogos com conteúdos de cidadania, os estudantes do 6º ano ampliam, desde cedo, não apenas habilidades técnicas, mas também um olhar crítico e proativo sobre o mundo.”

A gerente da Gapi, Paula Fernanda Benarrosh, evidenciou a relevância do concurso para o fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas estaduais. “Esta iniciativa tem impulsionado a interação curricular com foco no ensino de qualidade e excelência, estimulando a autonomia, a pesquisa e a prática investigativa dos estudantes do Ensino Fundamental do Estado de Rondônia. O concurso reforça o compromisso da gestão estadual em promover experiências inovadoras que ampliem as possibilidades de aprendizagem e desenvolvam competências essenciais para a formação integral dos estudantes.”

DESTAQUES

Além do campeão, outros 11 projetos se destacaram em diferentes regiões do estado, evidenciando a amplitude e o impacto do concurso.

  • Cacoal: a Escola Paulo Freire chamou atenção com o jogo “Cavaleiro Mágico”, que combina elementos de aventura com conteúdos de Geografia.
  • Cerejeiras: três produções foram reconhecidas, duas desenvolvidas pela Escola José Anchieta, abordando temas como citologia e recursos hídricos; e uma da Escola São Roque, com foco na preservação ambiental.
  • Ouro Preto do Oeste: o game “Salve o Mundo do Poluimento” se destacou pela abordagem direta e educativa sobre sustentabilidade.
  • Pimenta Bueno: a Escola Valdir Monfredinho teve cinco jogos premiados, contemplando uma diversidade temática que envolve Matemática, Ciências e Inclusão Social entre eles o sensível “Quiz Autismo”, que contribui para promover empatia e respeito.
  • São Francisco do Guaporé: o projeto “Kodu e a Jornada da Multiplicação” reforçou o ensino de Matemática de maneira lúdica, dinâmica e acessível aos estudantes.

Fonte: Notícias do Estado de Rondônia

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