MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

SC Games promove workshop e capacita jovens para o mercado de jogos digitais em Santa Catarina

O que a indústria de jogos espera de um game designer? Essa e outras perguntas nortearam o workshop promovido na última sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) aos estudantes do projeto Novos Talentos. A atividade ministrada pelo game designer e vice-presidente da Associação Catarinense de Desenvolvimento de Jogos (ASCJogos), Caio Lopez, reuniu cerca de 20 participantes no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis.

y4V1t8Ak

“Esse contato dos jovens com quem vive o dia a dia da profissão é fundamental para que eles entendam o mercado a partir da perspectiva de quem o constrói. Atividades como essa incentivam os estudantes a prosseguirem no mercado de jogos digitais, expandindo e fortalecendo cada vez mais Santa Catarina no cenário de games”, destaca a coordenadora do projeto Novos Talentos, Márcia Battistella.

Márcia Battistella é uma das fundadoras do programa SC Games. Foto: Xandi Pires

Durante o encontro, os participantes aprenderam como transformar ideias em jogos, explorando conceitos de jogabilidade, narrativa e lógica de design. De forma prática e lúdica – com papel e caneta – os estudantes puderam exercitar a criatividade e compreender o processo de criação de um jogo. O workshop também abordou o papel do game designer no mercado de jogos digitais, a fim de despertar o interesse dos jovens para a profissionalização na área.

Com mais de uma década de experiência, Caio Lopez é vice-presidente da ASCJogos, fundador do estúdio Cat Nigri e lidera o estúdio Dog Temaki, dedicado ao desenvolvimento de jogos independentes. “O game designer, antes de tudo, cria experiências. O profissional transforma boas ideias em algo que diverte, desafia e envolve o jogador. No workshop, quis mostrar que, mais do que dominar ferramentas, os estudantes precisam desenvolver a criatividade”, declara Caio Lopez.

Caio Lopez compartilhou experiências profissionais em workshop para cerca de 20 estudantes. Foto: Xandi Pires

A ação foi promovida por meio do Novos Talentos, iniciativa integrante do programa SC Games. O projeto capacita jovens, de 9 a 17 anos, em programação, arte e game design, com aulas presenciais e gratuitas. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela tecnologia e estimular o desenvolvimento de competências digitais, contribuindo para o crescimento da indústria de jogos em Santa Catarina.

Os cursos têm duração anual e  também há edições sazonais, como os cursos de verão. Apenas no último ano, o projeto Novos Talentos teve mais de 400 estudantes formados, contribuindo para a expansão do mercado de jogos digitais através da educação. As vagas são oferecidas a cada ano e divulgadas no site oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: SCTI SC

Mais notícias