Sict lança nova versão do Observatório da Inovação RS
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) lançou, nesta quarta-feira (22), o Observatório da Inovação RS 2.0, plataforma que reúne informações estratégicas sobre o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.
Com foco em modernização, interatividade e colaboração, o Observatório passa a disponibilizar painéis interativos e dados abertos, permitindo análises em diferentes níveis. A ferramenta oferece um mapeamento completo do ecossistema de inovação, facilitando o acompanhamento de políticas públicas, estratégias empresariais e estudos acadêmicos.
Segundo o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Guilherme Camboim, o novo formato reforça o caráter dinâmico e acessível da plataforma. “Com essa nova versão, as informações estão mais claras e fáceis de consultar, seja para uma pesquisa rápida ou para uma análise mais aprofundada. O Observatório é um sistema vivo, que precisa estar em constante atualização, e essa estrutura facilita o acesso a dados abertos e dinâmicos”, afirmou.
Na transmissão, a nova plataforma foi apresentada e testada em uma demonstração guiada, destacando suas funcionalidades e possibilidades de exploração. A versão 2.0 integra dados da Sict e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), reunindo em um único ambiente informações sobre programas, investimentos, indicadores e resultados de pesquisa e inovação no Estado.
Durante o governo de Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul passou a contar com uma ferramenta para acompanhar o ecossistema de inovação, que antes não existia. A versão 1.0, lançada em 2023, e a 2.0, em 2025, fortalecem essa iniciativa pioneira no Estado.
A nova estrutura do Observatório organiza o conteúdo em quatro blocos temáticos: Mapeamento do Ecossistema de Inovação; Resiliência Climática; Programas da Sict; e Casos de Estudo por Temática. Cada seção reúne indicadores, relatórios e estudos que permitem compreender a dinâmica da inovação no Rio Grande do Sul.
Acesse o Observatório da Inovação RS 2.0 aqui.
Fonte: SICT RS