Fapergs divulga os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, selecionados pelo comitê de assessores científicos e pelo comitê especial.
Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 busca reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial e empresarial e na área de comunicação. O prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
O Rio Grande do Sul é líder em inovação no Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado recentemente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A posição foi conquistada pela primeira vez em 2021, na gestão Eduardo Leite. O pilar Inovação tem como base, entre outros indicadores, a pesquisa científica, que recebe o devido destaque com o Prêmio Pesquisador Gaúcho.
A premiação
A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de outubro, às 19h, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica nas suas respectivas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Engenharias; Física e Astronomia; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Matemática e Estatística e Química.
A premiação também reconhece as seguintes categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.
Um dos destaques desta 15ª edição será a entrega da Medalha Mérito Sylvio Torres – nome do médico veterinário e cientista que foi um dos fundadores da Fapergs – para o pesquisador Roberto Giugliani (UFRGS), por sua trajetória extraordinária na promoção da ciência e tecnologia no Estado.
Confira os agraciados de cada categoria:
Categorias de pesquisador destaque:
- Ciências Agrárias – Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. (Furg)
- Ciências Biológicas – Eduardo Eizirik (PUCRS)
- Ciências da Computação e Informação – Cristiano Andre da Costa (Unisinos)
- Engenharias – Tarcísio Abreu Saurim (UFRGS)
- Física e Astronomia – Solange Binotto Fagan (UFN)
- Ciências Humanas e Sociais – Raquel da Cunha Recuero (UFPel)
- Ciências da Saúde – Maria Inês Schmidt (UFRGS)
- Matemática e Estatística – Fábio Mariano Bayer(UFSM)
- Química – Renato Zanella (UFSM)
Categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público:
- Jovem Pesquisador – Wagner Scheeren Brum (UFRGS)
- Startup Inovadora – TerraMares Soluções Ambientais Ltda (Furg)
- Pesquisador na Empresa – Alexandre José Macedo (UFRGS/Regenera)
- Pesquisador no Setor Público – Mariana Lisboa Pessoa (SPGG)
- Profissional de Comunicação Científica – Gabriel Milão Fuscaldo (Moove)
Medalha Mérito Sylvio Torres
- Roberto Giugliani (UFRGS)
Fonte: FAPERGS