Empresa mineira recebe R$ 46,8 milhões do BNDES para fazer IA nacional
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 46,8 milhões para o projeto de inovação tecnológica da empresa mineira PD Case Informática Ltda., que contempla investimentos em uma nova plataforma com inteligência artificial (IA) voltada ao segmento financeiro. As soluções oferecidas, inéditas no Brasil, envolvem melhorias na infraestrutura bancária, a partir da otimização de sistemas e processos, além de abrir oportunidades para o desenvolvimento de novas fintechs e para o fortalecimento daquelas já existentes.
O financiamento, aprovado por meio do programa BNDES Mais Inovação, engloba 100% do total previsto no projeto. Intitulada PD Bank 3.0, a nova plataforma prevê interfaces de programação de aplicativos em nuvem, de forma que os serviços financeiros oferecidos sejam facilmente personalizados e integrados a sistemas pré-existentes.
Com tecnologia mais avançada e formatação mais moderna, ela deverá substituir produtos atualmente disponibilizados pela empresa. O desenvolvimento do projeto demandará uma equipe formada por 90 profissionais qualificados com diversas formações, tais como analistas de business intelligence (BI), arquitetos de software e desenvolvedores de software, especialistas em Data Lake, inteligência artificial, entre outros.
A plataforma também deverá viabilizar soluções de banking as a service (BaaS), modalidade de negócio financeiro em que outros setores passam a oferecer produtos e serviços que antes eram exclusivos do setor bancário, contribuindo assim para a ampliação e diversificação de seus clientes, que estão entre os principais objetivos da empresa. Serão disponibilizadas ferramentas para a emissão de cartões, a integração com sistemas de pagamentos instantâneos (como Pix), a oferta de serviços bancários sob demanda (incluindo gestão de contas e concessão de crédito) e a implementação rápida de novos produtos financeiros.
“É um projeto totalmente alinhado à política industrial do governo do presidente Lula, a Nova Indústria Brasil. Não apenas as instituições financeiras poderão se beneficiar, mas também outros segmentos do mercado. Um supermercado, por exemplo, pode recorrer à plataforma para criar produtos financeiros, como oferecer um cartão próprio ou outro tipo de meio de pagamento”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Fonte: Convergência Digital