MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Aberto prazo para envio de Projetos de Cooperação entre Instituições

CAPES/MEC abriu na segunda-feira, 1º de setembro, o período para envio de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). Como estabelecido no cronograma do Edital nº 14/2025, instituições de ensino e pesquisa têm até 19 de dezembro para enviar propostas de turmas interinstitucionais de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter).

9eb4397a-0d69-4787-970a-44185a4769b2

A submissão deve ser feita pela Plataforma Sucupira. Para isso, é preciso ter cadastro no sistema. Instituições de ensino superior (IES) que porventura não tenham precisam solicitá-lo até as 18h de 12 de dezembro. Os e-mails para esse contato são o cadastroies@capes.gov.br, para as IES nacionais, e o cadiesestrangeiras@capes.gov.br, para as de fora do país.

As etapas do edital seguirão ao longo do primeiro semestre de 2026. A divulgação dos resultados está prevista para a partir de 1º de maio. A partir da publicação, haverá um prazo de até 20 dias para interposição de recursos e as turmas aprovadas deverão iniciar as atividades em até dois anos.

Pelo PCI, as instituições podem fazer acordos para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmica e profissional. Para oferecer um Minter, é necessário que o programa de pós-graduação (PPG) promotor tenha, no mínimo, nota 4 na última avaliação da CAPES/MEC. Já para um Dinter é necessário ter, pelo menos, nota 5. Os PPGs avaliados com notas 6 ou 7 podem ofertar mais de uma turma em cada nível.

O funcionamento se dá com uma instituição promotora, responsável pela parte acadêmica, e uma receptora, que oferta infraestrutura para o curso. Com isso, é possível que um programa de pós-graduação de excelência contribua para o desenvolvimento de instituições situadas em regiões com menor oferta de pós-graduação.

Dentre os objetivos do PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e a redução de desigualdades regionais. A diminuição das assimetrias entre as regiões do país é um objetivo expresso em seguidos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG).

Confira os critérios e parâmetros específicos das áreas de avaliação.

Fonte: CAPES

Mais notícias