USP inaugura cluster de IA com GPUs da NVIDIA
A união de competências da Scherm Brasil, da NVIDIA e da Positivo Servers & Solutions resultou no desenvolvimento do supercomputador Jairu para o Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da Universidade de São Paulo (CIAAM-USP).
A iniciativa eleva a infraestrutura de pesquisa em inteligência artificial ao integrar hardware nacional e tecnologia global, com base no conceito de IA Factory, que assegura ambientes estáveis, escaláveis e preparados para os desafios da nova era digital.
Equipado com superservidores Supermicro e 96 GPUs NVIDIA Blackwell B200, o supercomputador Jairu posiciona-se como o maior sistema em operação na América Latina baseado nessa tecnologia.
A Scherm Brasil liderou a integração e a implantação da solução, a NVIDIA forneceu a tecnologia de GPUs mais avançada do mercado e a Positivo Servers & Solutions, concessionária oficial da Supermicro no Brasil, viabilizou a oferta de servidores de classe mundial para o ambiente acadêmico. A Positivo Servers & Solutions é uma empresa da Positivo Tecnologia especializada em servidores e infraestrutura de TI.
O processo de aquisição ocorreu por meio de importação, diretamente dos Estados Unidos, conduzida pela Scherm. A proposta apresentada pela empresa, no valor de R$ 40 milhões, combinou capacidade técnica e o menor preço entre as cinco participantes da concorrência promovida pela USP.
A montagem do equipamento foi concluída em apenas 30 dias após a assinatura do contrato e consolida uma colaboração tecnológica no ecossistema de computação de alto desempenho.
O consórcio entregou uma infraestrutura de alta performance composta por cinco Head Nodes, 12 GPU Nodes HGX-8x B200, além de Storage Nodes e sistemas avançados de interconexão. Todos os equipamentos são certificados e compatíveis com as GPUs NVIDIA da família Blackwell B200 SXM, atualmente as mais avançadas da companhia, e foram projetados para suportar aplicações em inteligência artificial, ciência de dados, simulações científicas, animações 3D, efeitos visuais e processamento seguro de algoritmos complexos.
Neste projeto, a Positivo Servers & Solutions reforça a sua parceria com a NVIDIA e Supermicro ao oferecer superservidores escaláveis e otimizados para workloads de inteligência artificial.
A empresa é a única fabricante brasileira com portfólio completo de servidores, storages e redes de alto desempenho para workloads críticos, como supercomputação, IA, computação em borda e data centers escaláveis. Desde 2008, fabrica soluções da Supermicro com tecnologia de ponta em sua planta industrial na Zona Franca de Manaus.
Fonte: TI Inside