Tik Tok vende unidade dos EUA para grupo de investidores
Em um comunicado aos funcionários nesta quinta-feira, 19, o CEO da Tik Tok, Shou Zi Chew afirmou que a divisão americana da empresa será administrada por uma joint venture que inclui a Oracle, a Silver Lake e a MGX, sediada em Abu Dhabi. A conclusão do negócio está prevista para 22 de janeiro.
O acordo impede que a popular plataforma social seja banida depois que o presidente Joe Biden sancionou uma lei que exige a venda da unidade americana da empresa devido a preocupações com a segurança nacional.
De acordo com o memorando, a Oracle será responsável por auditar e validar se o TikTok cumpre os “Termos de Segurança Nacional acordados”.
Os principais detalhes do acordo de 2025 incluem:
Estrutura de Propriedade: Será criada uma nova entidade chamada TikTok USDS Joint Venture LLC. Nela, a Oracle, a Silver Lake e a MGX (dos Emirados Árabes) deterão, juntas, cerca de 45% de participação. A ByteDance manterá uma fatia minoritária de 19,9%, o máximo permitido por lei para capital estrangeiro nesse contexto.
Controle e Algoritmo: A nova joint venture terá autoridade independente sobre a proteção de dados dos EUA, moderação de conteúdo e segurança dos algoritmos. A Oracle atuará como a parceira de tecnologia confiável e licenciará o algoritmo de recomendação.
Este acordo encerra anos de incerteza jurídica após o presidente Donald Trump ter concedido múltiplas extensões de prazo ao longo de 2025 para que a ByteDance chegasse a uma solução de venda ou desinvestimento.
Fonte: TI Inside