SNTC 2025: IFBA promove ciência e inovação no Território do Velho Chico na Bahia
Fonte: SECTI BA
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) realizou, nesta terça-feira (21), o VI Congresso de Pesquisa de Pós-Graduação (VI CPPGI) no Campus Paulo Afonso, inserido no contexto da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada na Bahia pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), cujo tema desta edição é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Em sintonia com o tema da SNCT, o congresso abordou o tema “Sertão das Águas, do Opará ao Oceano: ciência, inovação e sustentabilidade no Território do Velho Chico”. O evento reuniu estudantes, pesquisadores, técnicos e gestores com objetivo de fomentar a troca de conhecimento e fortalecer a interiorização e popularização da ciência, tecnologia e inovação na Bahia, promovendo desenvolvimento com inclusão, diversidade e sustentabilidade.
O secretário da Secti, Marcius Gomes, presente na cerimônia de abertura, destacou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema de inovação local. “A parceria entre município e as instituições de ensino superior, neste momento em que também celebramos os 15 anos do campus do IFBA em Paulo Afonso, representa o reconhecimento de que a nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue fortalecendo a interiorização. Esse é um passo essencial no processo de democratizar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) em todo o estado da Bahia, levando desenvolvimento, emprego e renda. O grande debate que conseguimos provocar aqui em Paulo Afonso é justamente o de fortalecer esses princípios de gestão”, reforçou.
Para a reitora do IFBA, Luzia Matos Mota, o congresso representa integração e reconhecimento do papel que o Instituto vem desempenhando no trabalho territorial da Bahia. “Dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é uma política de vocacionamento da nossa juventude para carreiras científicas tão importantes, este é também um momento de celebrar os 15 anos do nosso campus de Paulo Afonso. Para nós, é uma forma de mostrar que a ciência precisa ser interiorizada. Não é apenas nos centros ou nas capitais que se produz conhecimento. Produzimos nos territórios, localmente. Pensamos globalmente, mas a gente tem que atuar no território. Portanto, esse é um momento importante de reconhecimento, e agradecemos muito a participação do secretário Marcius. ”
Como parte da programação, também foi realizado o XXII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI), com apresentações dos resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) dos diversos campi do IFBA.