Seciteci participa da COP Pantanal que irá construir carta de compromissos, demandas e propostas de desenvolmento sustentável no MT
Na programação estão previstas palestras, palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a construção coletiva da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais para dialogar diretamente com as agendas climáticas da COP 30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém (PA).
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) é uma das apoiadoras da 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, realizada no município de Cáceres, entre os dias 10 e 12 de novembro. O evento é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e Impact Hub.
De acordo com o secretário Allan Kardec, o evento é uma maneira de ampliar o debate sobre o desenvolvimento sustentável no Pantanal e trazer destaque para as demandas singulares da diversidade social e ambiental do bioma.
“A COP Pantanal é um grande movimento, com mais de 2 mil pessoas envolvidas. E o mais que é o mais interessante é a construção de uma carta escrita por várias mãos, daqueles que vivem aqui dentro do Pantanal. E o propósito é levar essa carta até COP 30, com a segurança de que teremos vez e voz nesse encontro mundial, onde poderemos falar sobre ecossistema, preservação, conservação, bioeconomia, povos da floresta. A partir do que debateremos aqui, sei que nós estaremos bem representados”, destacou o secretário.
Em paralelo à COP Pantanal também ocorrem o Hackaton do clima; COP Pantanal Mirim, onde as vozes das crianças moldam o futuro do pantanal; a Semana de Biologia da Unemat (SEMABIO) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex), ampliando a participação de estudantes, pesquisadores e sociedade.
Segundo a equipe de organização ao sediar a COP Pantanal, Mato Grosso reforça sua posição como protagonista nas agendas ambientais e insere a região no roteiro das negociações climáticas globais.
Confira a programação completa https://meuevento.unemat.br/coppantanal-634175/
Fonte: SECITEC MT