MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Seciteci e Parque Tecnológico promovem evento inédito de inovação em tecnologia para a saúde no MT

b4a19df4-ebab-4c1e-b317-2ec4053068a2

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso, co-realizou o evento HackaMed 2025 – Impacto na Saúde Digital, uma maratona de inovação voltada para o ecossistema mato-grossense de saúde e tecnologia. A programação ocorreu entre os dias 19 e 20 de setembro, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e reuniu estudantes de Medicina, Tecnologia da Informação e do curso de Negócios em uma jornada de 20 horas.

Durante a programação, os estudantes pesquisadores da instituição participaram de uma imersão de palestras e discussões para desenvolver protótipos e apresentar propostas de soluções tecnológicas para os desafios complexos da área da saúde. Unindo teoria e prática foram desenvolvidas propostas funcionais com grande potencial de impacto social.

Para o coordenador do Parque Tecnológico MT, Rogério Alexandre Nunes, o evento representou uma grande possibilidade de impulsionar iniciativas inovadoras. “Ao promover um evento desse porte, o Parque Tecnológico MT reforça seu papel como um centro de inovação em Mato Grosso, atraindo a atenção de outras empresas e instituições interessadas em desenvolver projetos no estado. Ele ajuda a articular e a dar visibilidade a iniciativas que, de outra forma, poderiam não ter o mesmo alcance”, ressaltou o coordenador.

Projetos Premiados

Como reconhecimento pela dedicação e incentivo para o desenvolvimento das pesquisas de alto nível, ao final da programação três equipes de destacaram e foram aprovadas como soluções inovadoras para melhoria da qualidade do acesso à saúde pública.

Em primeiro lugar foi escolhido o projeto “Triagem Já”,  que é um aplicativo que oferece  triagem inteligente para pacientes, indicando o direcionamento correto entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS). De forma multidisciplinar, a equipe que desenvolveu o projeto contou com alunos de medicina, tecnologia da informação e negócios.

O segundo lugar foi para o projeto “Sinapse”, uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para otimizar a fila de regulação de exames e consultas no SUS, estabelecendo uma ordem de prioridade dinâmica.

Já o terceiro colocado foi o projeto “Dr. SOF”, um  assistente inteligente projetado para aumentar a adesão à Segunda Opinião Formativa (SOF). A ferramenta faz uso da base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para fornecer respostas imediatas e validadas a profissionais de saúde.

Para os primeiros colocados, o prêmio foi uma viagem técnica ao Espaço De Inovação e oitentas horas de residência no Centro de inovação e empreendedorismo do UNIVAG (Inovag) com mentorias; o segundo lugar ganhou cinquenta horas de residência no Inovag e três mil reais. O terceiro lugar, conquistou trinta horas de residência e dois mil reais.

HackaMed 2025 

O  HackaMed 2025 foi realizado por meio de parceria institucional entre a Seciteci, Parque Tecnológico Mato Grosso, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Centro Universitário de Várzea Grande, Hospital Israelita Albert Einstein, Lenovo Partners – Latin America,  PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos e Unimed Cuiabá.

Fonte: SECITEC MT

Mais notícias