OpenRAN@Brasil apresenta protótipo nacional de unidade de rádio 5G no Futurecom
RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) terá um estande no evento para apresentar resultados do programa
Um dos maiores eventos de tecnologia e conectividade da América Latina, o Futurecom contará, em sua edição de 2026, com a exibição da Unidade de Rádio Aberta (Open Radio Unit – O-RU) desenvolvida pelo OpenRAN@Brasil. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) levará ao evento um estande do programa, disponível durante todos os dias da feira, de 6 a 8 de outubro, em São Paulo. No espaço, o público também poderá assistir a um vídeo que demonstra o funcionamento do equipamento.
Coordenado pela RNP e executado em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), o Instituto de Pesquisas Eldorado e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), o OpenRAN@Brasil é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que busca impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de redes móveis abertas no país. No modelo tradicional, antenas, roteadores e outros componentes de uma rede são fornecidos por um mesmo fabricante. Já com o Open RAN, diferentes equipamentos e fornecedores podem compor uma mesma rede, ampliando a concorrência e reduzindo a dependência de soluções de um único fornecedor.
“O OpenRAN@Brasil dialoga com a ideia de termos uma arquitetura mais soberana, que nos permita escolher o software que queremos rodar nos equipamentos e não ficarmos presos a uma única solução. Na Fase 2 do programa, tivemos como objetivo desenvolver um rádio Open RAN. Quando tivemos essa ideia, surgiram questionamentos sobre a complexidade da tarefa, mas decidimos fazer o rádio. Ele não irá disputar mercados com grandes players, mas foi importante para ganharmos conhecimento e soberania sobre o tema”, afirma Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP.
O desenvolvimento da Unidade de Rádio Aberta é fruto da colaboração entre as unidades executoras do programa, envolvendo a integração de hardware e software em uma arquitetura de redes abertas. O trabalho resultou em um protótipo funcional, que passou por avaliações iniciais em laboratório e alcançou taxas de transmissão superiores a 1,5 Gbps. A solução poderá ser utilizada para a validação de tecnologias de redes móveis abertas em ambientes de testes.
Realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, o Futurecom 2026 reunirá empresas, especialistas e profissionais dos setores de tecnologia, telecomunicações e conectividade. A programação inclui apresentações, debates e demonstrações de tecnologias relacionadas à Transformação Digital, infraestrutura e inovação.
O programa OpenRAN@Brasil é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei de Informática (nº 8.248, de 23 de outubro de 1991) e faz parte do Programa Prioritário em Informática (PPI) Internet Avançada da RNP.
FONTE: INFOR CHANNEL