MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

NIC.br planeja modernização dos IXs de Fortaleza, Rio e Porto Alegre

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) planeja modernizar as infraestruturas dos pontos de troca de tráfego (IX, ou PTT) de Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre em 2026, a exemplo do que foi feito em São Paulo neste ano. Um dos objetivos é implementar tecnologias preparadas para IPv6.

Nic-br-Fabio-Pessoa-Nunes-696×392

Nesta quarta-feira, 17, durante o primeiro dia do IX Fórum 19, evento que integra a 15ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil realizado em São Paulo, o supervisor de Sistemas e Redes do NIC.br, Fabio Pessoa Nunes, apresentou os avanços relacionados à atualização da infraestrutura do IX paulista.

Em linhas gerais, ao longo de 2025, foi realizada a migração da rede VPLS para EVPN, uma tecnologia que combina a conectividade de camada 2 (Ethernet) e camada 3 (IP) sobre redes físicas (underlay). Além disso, o IX.br São Paulo foi preparado para o sistema SRv6, solução que estende o roteamento para o protocolo IPv6.

“O nosso foco também será trabalhar em automação, observabilidade da rede e kubernetes”, salientou Nunes, referindo-se a plataformas de código aberto para gerenciamento de aplicações.

O trabalho em SP

“Habilitamos o IPv6 no core. A cada migração, adicionamos um equipamento novo na rede, já com capacidade para falar em EVPN, com o mesmo domínio layer 2. Ainda assim, ele vai dar sempre preferência pelo EVPN”, disse Nunes, sobre o IX de São Paulo. “Toda vez que adicionamos um equipamento na rede, o tráfego já começo com SRv6 e EVPN”.

Com isso, agora em dezembro, a rede paulista já conta com 100% de EVPN com SRv6 para serviços de produção. A avaliação do NIC.br é de que a infraestrutura está mais estável e com maior resiliência, além de ter reduzido o volume de ARP e adicionado uma camada de proteção anti-spoofing.

Fonte: Teletime

Mais notícias