MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Na COP30, autoridades destacam sustentabilidade no Norte Conectado

No painel “Norte Conectado — Implantação e Expansão da Infraestrutura Óptica na Amazônia”, que aconteceu na Casa Brasil, durante a COP30, em Belém do Pará, nesta quarta-feira, 12, foi o caráter pioneiro e sustentável do projeto Norte Conectado, que está instalando infovias de dados na região Norte.

Captura-de-Tela-2025-11-12-as-16.12.08-1392×777

Na ocasião, o deputado federal Juscelino Filho – que é ex-ministro do Ministério das Comunicações (MCom) – afirmou que a política pública brasileira que leva conectividade através dos rios da Amazônia está entre as mais sustentáveis do mundo.

“Nós estamos fazendo aqui no Brasil a maior infraestrutura de conectividade sustentável do mundo. De todas as políticas públicas e projetos que estavam sob a nossa coordenação, a do Norte Conectado é a que mais nos seduzia e impressionava”, disse Filho, no painel.

Ele também explicou que o Programa Norte Conectado está preservando dezenas de milhares de árvores na Amazônia, já que os cabos são implementados pelo leito dos rios. “Se estivéssemos levando esses cabos por terra, dezenas de milhares de árvores poderiam ter sido derrubadas. O projeto tem impacto zero ao meio ambiente”, afirmou.

Frente Parlamentar

Durante o painel, Juscelino Filho, ocupa cadeira na Câmara pelo União Brasil do Maranhão, também confirmou que neste mês será instalada a Frente Parlamentar de Telecomunicações e Serviços Digitais. “Queremos com ela acompanhar a agenda legislativa de um setor que é estratégico para o País”, apontou.

As infovias

Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do MCom, apresentou alguns números do projeto Norte Conectado durante o evento em Belém. “Hoje, temos 11 infovias. Oito têm obras prontas, entregues e lançadas nos rios. Três estão sendo finalizadas até o final do ano que vem. E uma delas será refeita até o começo deste ano”, disse Tercius.

Isso significa ao todo 14 mil km de fibra óptica. Tercius também destacou que as infovias permitiram aumentar a capacidade de Internet inclusive em Belém, sede da COP30.

Edson Holanda, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), também destacou os benefícios trazidos pelo Programa Norte Conectado para a região.

“A nossa entrega aqui vai ser um marco para o Norte do Brasil. Antigamente, quando falávamos de telecomunicações, pensávamos no orelhão. Hoje, pensamos em conectividade, que permite acesso a todos os outros serviços essenciais. Estou falando de Pix, telemedicina, educação, etc. Esse projeto vai fazer uma mudança de paradigma gigantesca nesse território”, disse Holanda.

O conselheiro da Anatel também lembrou que o edital do leilão do 5G foi o que proporcionou a criação da EAF, entidade que atualmente implementa o Programa Norte Conectado e que maneja os recursos gastos na política pública.

Antonio Parrini, diretor da EAF, também destacou o ineditismo da iniciativa, e que a empresa criada a partir do Leilão do 5G conseguiu superar diversos prazos previstos no edital, mostrando como a gestão da entidade foi eficiente e capaz de implementar uma complexa política pública na região Norte do País.

O debate foi organizado pela EAF, durante a COP30, que acontece em Belém até o dia 22 de novembro.

Fonte: Teletime

Mais notícias