Mercado de TI cresce no Rio de Janeiro e startups avançam 657%, aponta estudo
Levantamento do Observatório Softex e do TI Rio mostra que o estado é o segundo do país em investimentos no setor, com R$ 65 milhões aplicados, e que as startups fluminenses ampliaram sua presença em 657% entre 2000 e 2025.
O Estudo de TICs do Rio de Janeiro, lançado pelo Observatório Softex e pelo TI Rio na PUC-Rio, apresenta um panorama do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no estado. O documento reúne dados sobre investimentos, empregos, inovação e políticas públicas, e destaca a recuperação do setor após a pandemia.
Segundo o levantamento, o Rio de Janeiro reúne 32.664 empresas de tecnologia e registrou 4.461 novas vagas em 2024, o equivalente a 12,4% do saldo positivo de empregos do setor no país. O segmento de software representa mais de 53% do mercado fluminense de TIC e mantém crescimento contínuo com a adoção de modelos SaaS e tecnologias de IA e machine learning.
O estudo indica que o ecossistema de startups do estado teve crescimento de 657% em 25 anos, sendo 65,2% concentradas na capital. As áreas de maior presença são tecnologia da informação, educação e saúde.
Embora a capital concentre 77% das empresas do setor, 91,3% dos municípios fluminenses já abrigam negócios de TI, telecomunicações e serviços digitais. A interiorização tem destaque em polos como Petrópolis — declarada Capital Tecnológica do Estado —, Maricá, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e na região serrana, com o Serratec.
O documento também propõe cinco eixos de ação para impulsionar o setor: ampliação da oferta de cursos de tecnologia, dinamização do mercado de trabalho, inclusão e diversidade, fortalecimento dos ecossistemas de inovação e ampliação da infraestrutura digital.
Para o presidente do TI Rio, Alberto Blois, o estudo é um instrumento estratégico para orientar empresas e governos. “Ele oferece um diagnóstico para fortalecer o mercado de TI em todo o estado, a partir da análise de formação técnica, infraestrutura e inovação”, afirmou.
Fonte: TI Inside