MCom e Serpro terão cooperação no Computadores para Inclusão
O Ministério das Comunicações (MCom) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) firmaram um acordo de cooperação técnica de cinco anos para a promoção de ações conjuntas voltadas à educação, inovação tecnológica, inclusão, letramento e transformação digital, por meio do Programa Computadores para Inclusão.
O extrato da parceria foi publicado nesta quarta-feira, 21. Segundo minuta obtida pelo TELETIME, o objetivo é aprimorar o programa de doação de computadores executado pelo MCom. O Computadores para Inclusão promove a inclusão digital e a criação de laboratórios de informática por meio de Centros de Recondicionamento de Computadores.
O programa está expandindo seu alcance, em consonância com a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. Pelo acordo com o Serpro, a estatal vai disponibilizar bens inservíveis, inclusive equipamentos eletrônicos, que poderão ser recondicionados e utilizados no programa de inclusão digital.
O acordo não implica transferências de recursos financeiros entre as partes, com despesas decorrentes correndo por conta das dotações orçamentárias próprias.
Números
Em 2025, o Computadores para Inclusão realizou 11,4 mil doações de máquinas para os 26 estados e o Distrito Federal, afirma o MCom. Isso permitiu 1,1 mil novos laboratórios de informática em aldeias indígenas, territórios quilombolas, áreas rurais, ribeirinhas e remotas, além de regiões carentes do País.
Ao longo de toda a execução do programa, mais de 67 mil computadores recondicionados já foram doados a 1,3 mil municípios, possibilitando a criação de mais de 5,3 mil laboratórios de informática.
Fonte: Teletime