MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Integração Uece: programa leva vivência universitária a alunos da rede pública da capital

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza estão juntos em uma iniciativa que marca um novo capítulo na educação em tempo integral na rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (13), foi realizado o lançamento do Programa Integração Uece, fruto de parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). O evento aconteceu no Auditório Central do Campus Itaperi, na capital.

WhatsApp-Image-2025-05-14-at-09.59.02-1536×1023-1

O Programa Integração Uece visa fortalecer a aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º ano por meio de atividades formativas no contraturno escolar. Será desenvolvido integralmente no Campus Itaperi, com previsão de atendimento a 1.500 estudantes de seis escolas do Distrito 4 de Fortaleza. Para além das atividades pedagógicas, o programa vai proporcionar aos estudantes uma vivência universitária enriquecedora, estimulando o pensamento crítico, o acesso a recursos e tecnologias, e o desenvolvimento da autonomia, criatividade e interação.

Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, reafirmou o compromisso do Estado com a integração entre as ações da Prefeitura de Fortaleza e do Governo Estadual: “Essa integração potencializa a excelência que a educação já demonstra ter”.

A titular da Secitece também pontuou a relevância das políticas públicas que promovem oportunidades na educação superior e na pesquisa. Ela compartilhou sua trajetória pessoal como forma de inspiração aos estudantes, relembrando sua chegada ao Ceará, há 30 anos: “Na época da minha graduação, não havia bolsa, não havia estímulo à iniciação científica, lá em Alagoas. Isso eu encontrei no Ceará, e só depois de ter terminado a faculdade”, contou. Ela finalizou destacando o ambiente universitário como um espaço plural, acolhedor e desafiador: “Esse universo precisa ser explorado”.

Fonte: SECITECE CE

Mais notícias