Governo de Goiás consolida estratégia de inovação com expansão do Hub Goiás para o interior
O Governo de Goiás avança na consolidação de uma política pública estruturada de inovação com a instalação e expansão do Hub Goiás — o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da Região Centro-Oeste. Fruto de uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Porto Digital, o espaço completa dois anos com resultados expressivos e a projeção de um novo marco: a interiorização da inovação, com a criação de uma unidade em Rio Verde.
Com sede em Goiânia, o Hub Goiás é um dos principais pilares da estratégia estadual para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação sólido, inclusivo e conectado a nível nacional e internacional. Ao longo de dois anos, o centro se tornou referência em inteligência de dados aplicada à inovação, com destaque para o inédito Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação, traduzido para o mandarim, e usado como plataforma estratégica para mais de mil stakeholders do setor.
“O Hub Goiás é uma peça fundamental na política de fomento ao ecossistema de inovação goiano. Já são quase R$ 20 milhões investidos na construção e operação de programas que impulsionam novos negócios inovadores em nosso estado”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Para marcar os dois anos de atividade, o Governo realiza a segunda edição do Festival Estação da Inovação, entre os dias 7 e 9 de agosto, no Hub Goiás. A programação inclui palestras sobre inteligência artificial, transformação digital e investimentos, além de atrações culturais como a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, fortalecendo a integração entre tecnologia, arte e comunidade. A programação completa está disponível em: abre.go.gov.br/festivaldainovacao.
Interiorização da inovação: Rio Verde recebe nova unidade
Alinhado ao objetivo de descentralizar o desenvolvimento tecnológico, o Governo de Goiás anuncia a implantação do Espaço Avançado de Inovação de Rio Verde, com investimento de mais de R$ 1,1 milhão no primeiro ano. A unidade será operacionalizada por meio de um termo de colaboração entre o Estado, a Prefeitura de Rio Verde e o Porto Digital.
A nova estrutura visa fortalecer o ecossistema local — especialmente por meio do Inova Rio Verde — e replicar os programas de fomento a startups e tecnologias de impacto, respeitando as características e demandas do território.
“Desde a concepção do Hub Goiás, sabíamos que ele deveria ser mais que um espaço físico — era preciso criar uma plataforma viva de transformação. Hoje, o modelo se consolida como uma política pública madura, com impacto regional real e conectado com o futuro”, afirma Heraldo Ourem, diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital.