FAPERN participa de reunião da CAPES para elaboração do edital da Rede Nordeste
A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) participou na última quinta-feira (22), da reunião promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para tratar da elaboração do edital da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Nordeste, com foco na pós-graduação.
Representando a FAPERN, o Diretor-presidente em exercício, Ricardo Melo, esteve presente no encontro virtual, que contou com a participação de dirigentes e diretores científicos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da região Nordeste. A iniciativa marca uma nova etapa na articulação entre os estados para o fortalecimento da ciência e da pós-graduação na região.
“A iniciativa da CAPES de reunir as Fundações do Nordeste em torno de uma pauta comum é um passo importante para potencializar o desenvolvimento regional por meio da ciência, da inovação e da qualificação acadêmica”, destaca Ricardo Melo.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões das FAPs e de representantes do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste (Forprop-NE), previamente reunidos na Universidade de Fortaleza (Unifor), em evento realizado no dia 14 de março. As contribuições visam garantir que o futuro edital reflita as demandas regionais e valorize áreas estratégicas de desenvolvimento científico e tecnológico.
O encontro também definiu áreas prioritárias e orientações preliminares sobre o formato do edital, que segue agora para a próxima fase de elaboração sob coordenação da CAPES.