Dataprev e Huawei mapeiam demandas de inteligência artificial no Nordeste
A Dataprev avançou na estruturação do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa desenvolvida em parceria com a Huawei e o Consórcio Nordeste. Foram mapeadas demandas regionais para aplicação de soluções baseadas em inteligência artificial.
Segundo William Veronesi, superintendente de Inteligência Artificial e Inovação da Dataprev, o trabalho envolve a atuação conjunta da empresa, universidades e da Huawei para identificar necessidades locais e direcionar o uso da tecnologia para atendimento à população.
O Centro de Inteligência Artificial do Nordeste é resultado de acordos firmados entre a Dataprev e a Huawei, além de parceria com o Consórcio Nordeste. Com a participação de universidades federais da região, o projeto já desenvolveu cinco MVPs, produtos mínimos viáveis baseados em modelos de inteligência artificial, com aplicações alinhadas ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.
Entre as soluções em desenvolvimento estão chatbots para busca contextual em editais, personalização de capacitações e gestão de registros médicos. Também fazem parte das iniciativas sistemas voltados ao monitoramento de patrimônio público e à governança ambiental, com uso de visão computacional aplicada a imagens de satélite.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, afirmou que a inteligência artificial é um eixo estratégico para a universidade e que a participação no CIAN contribui para o avanço de projetos de inovação voltados à solução de desafios públicos, em consonância com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.