Conciteci aprova minuta da nova Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia
A minuta do Projeto de Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Estado foi aprovada nesta terça-feira (25), por unanimidade, pelos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCITECI). O encontro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), também serviu para dar posse aos novos membros do Conselho, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
Presidido pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), professor Marcius Gomes, o Conciteci tem como finalidade definir e traçar diretrizes para a formulação e implementação da política estadual de CT&I. Em sua composição, há representantes do poder público, da comunidade acadêmica e científica, do setor empresarial e da sociedade civil organizada.
O secretário da Secti, Marcius Gomes, comemorou a aprovação, por unanimidade, da minuta do Projeto de Lei. “Esse documento é resultado de uma construção coletiva, ampla e democrática que a Secti promoveu nos territórios de identidade da Bahia durante a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a aprovação, reforçamos a intencionalidade de avançar ainda mais no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, voltado ao fortalecimento econômico, inclusão social e sustentabilidade”.
Para a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, que também é presidente do Fórum de Reitores, a votação é histórica. “Lendo o Projeto de Lei, a gente verifica o quanto tem aderência as conferências que foram realizadas, o quanto está fiel o documento. Então, quero mesmo parabenizar por essa votação histórica e muito importante para o Estado da Bahia e para todo o processo de ciência, inovação e tecnologia, defendido por todos nós do Conselho”.
Primeira mulher presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Maria Madalena, conhecida como Leninha, aproveitou a oportunidade para parabenizar o Conselho pela aprovação da minuta. “Esse é um Conselho bem dinâmico. Se é para popularizar a ciência e a tecnologia, a gente começa por aqui. Uma reunião tão positiva nos dá grandes esperanças de que, com certeza, as portas estarão sempre abertas para todos os segmentos e para que a gente possa buscar desenvolver na nossa carreira”, afirmou.
Entre membros titulares e suplentes, estiveram presentes ao encontro os secretários de Educação e Administração do Estado, Rowenna Brito e Rodrigo Pimentel, respectivamente, o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, a reitora da Uefs, Amali Mussi, o diretor do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Valdeyer dos Reis, bem como representantes da Casa Civil, UFBA, Fecomercio, Senai Cimatec, Sefaz, Sesab, Fieb, Sebrae, CUT, Banco do Nordeste, IFBA, SDR, dentre outros.
Fonte: SECTI BA