Brasil fecha 2025 com 53 milhões de chips para Internet das Coisas
O ano de 2025 foi positivo para o mercado de Internet das coisas (IoT) no Brasil. O País encerrou o ano passado com 53,7 milhões de acessos desse tipo. Foram 6,4 milhões de novas conexões.
São chips móveis que estão instalados em equipamentos como maquininhas de cartão de crédito, rastreadores veiculares, sensores e outros tipos de equipamentos. Em IoT, 30 milhões de linhas foram do tipo máquina a máquina (M2M); enquanto os terminais de ponto de venda (PoS) eram 23,6 milhões.
Em termos percentuais, o crescimento atingiu em 2025 foi de 13,6%. Para efeito de comparação, em 2024 o salto foi de 9,9% (ou 4,2 milhões de novos chips IoT ativos).

Operadoras IoT
A Vivo manteve a liderança como operadora com a maior base de acessos desse tipo: 18,9 milhões. No entanto, a Claro foi a empresa que mais ganhou usuários IoT no ano passado (+1,6 milhão).
A TIM também foi destaque, com adição superior a 1 milhão e maior salto percentual entre as três maiores teles do Brasil. Já Algar e Datora ganharam mais de 600 mil acessos cada no ano passado.
Vale lembrar que a precisão dos números do setor divulgados pela Anatel para o ano de 2025 foi impactada porque a Emnify, uma das principais operadoras IoT do Brasil, não reportou informações de acesso à agência pelo segundo mês consecutivo. Em outubro do ano passado, a empresa registrava 144 mil conexões desse tipo.
Fonte: Teletime