MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Anatel, UIT e Unesco terão Instituto de Clima e Inteligência Artificial

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a assinatura de uma carta de intenções entre a agência, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Unesco. O objetivo é formalizar a criação de um instituto global de IA voltado à ação climática, que terá base em Brasília e será lançado na COP30 como parte da agenda digital verde da ONU.

IMG_5784-696×392

A proposta foi aprovada de forma unânime pelo colegiado em circuito deliberativo. De acordo com a proposta, o Artificial Intelligence Climate Institute (ICAI) deve ser uma espécie de hub global da UIT para sustentabilidade digital, com foco em emissões de carbono, resíduos eletrônicos e políticas verdes no setor de TIC.

Segundo a agência, essa “trilha de trabalho” começou em 2023 na COP28 (Dubai) e, neste ano, avança para a COP30 em Belém. O AICI seria o projeto inaugural do Centro de Ação Digital Verde (GDA Center). Segundo a Anatel, a própria agência, além da UIT, do MCom e do MRE desejam que essa organização seja instalada na Distrito Federal.

Objetivos

O ICAI (ou Instituto de Clima e Inteligência Artificial, como será chamado em português) seria o projeto inaugural desse centro global. A expectativa é de que a iniciativa ajude no desenvolvimento de políticas de inovação verde e parcerias técnico-financeiras com laboratórios, empresas e governos.

Segundo a proposta, uma das missões do instituto deve ser capacitar países em desenvolvimento no uso da IA para ações climáticas, para previsão de desastres, eficiência energética e agricultura sustentável, por exemplo. O objetivo principal é reduzir desigualdades entre o Norte e o Sul globais na adoção da inteligência artificial.

“O instituto contribui não apenas para a resiliência climática, mas também para a soberania digital, a geração de empregos e o crescimento inclusivo”, argumentou a agência. Também está prevista a formação de profissionais por meio de oficinas, laboratórios e cursos on-line (via ITU Academy).

Anatel e governança

“Quanto à sua organização, o Instituto será ancorado no GDA Center, que a Anatel poderá sediar. De acordo com a proposta aprovada, “programa do AICI será coordenado por um Comitê Diretor, composto pelas duas instituições âncoras – UNESCO e UIT -, além de parceiros técnicos e financeiros, e representantes governamentais”.

Além disso, “esse comitê definirá a direção estratégica, assegurará o alinhamento com as agendas internacionais de clima e digitalização e aprovará os planos de trabalho anuais”. O acordo aprovado tem caráter de cooperação técnica, sem transferência de recursos financeiros entre as partes.

Fonte: Teletime

Mais notícias