Anatel conclui tomada sobre conectividade no ensino superior
A Anatel encerrou nesta segunda-feira, 10, a Tomada de Subsídios nº 9/2025, que tem como objetivo mapear a conectividade em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e institutos federais. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Octávio Penna Pieranti à Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR).
Segundo a agência, o sistema Participa Anatel registrou 1.310 contribuições, de 127 respondentes. As respostas abordaram temas como conexão com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cobertura de rede móvel celular, infraestrutura de rede externa e interna, velocidade de conexão e eventuais problemas de conectividade, entre outros.
Pieranti destacou que mais de 80 universidades públicas e institutos federais responderam à tomada de subsídios. Agora, a agência vai avaliar os caminhos possíveis para que possa desenhar caminhos para garantir conectividade nos equipamentos.
A análise das contribuições recebidas será feita pela equipe técnica da SPR. Com os resultados, a agência espera poder orientar ações futuras e projetos estratégicos para suprir as necessidades identificadas, na tentativa de contribuir para a transformação digital e o avanço da educação no País.
Fonte: Teletime