MENU

HOME

Consecti

Consecti Consecti

Evento internacional aproxima living labs desenvolvidos no RS e na Europa

Um evento internacional online sobre living labs reuniu, nesta segunda-feira (21), iniciativas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Luxemburgo (List). O foco foi debater projetos que visam fomentar a inovação e a colaboração nas áreas de agricultura e tecnologia.

21113937_24817_GD

O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Guilherme Camboim, apresentou o programa TEC4B, que é voltado para a implementação de living labs – ambientes de teste e validação de soluções inovadoras – no Rio Grande do Sul. “Temos cinco living labs sendo desenvolvidos para o setor do agronegócio em diferentes regiões do Estado. Em eventos como este, esses projetos podem se aproximar de oportunidades de colaboração internacional”, destacou.

O encontro também contou com a participação de Carlos Eduardo Pereira, cientista-chefe do Centro de Competência Embrapii para Agricultura Digital, e de Maria Rita Palattella, pesquisadora do List e responsável pelo projeto Commect, que desenvolve living labs na União Europeia. Além disso, os coordenadores dos living labs apoiados pela Sict e pelo Commect mostraram os seus trabalhos.

Sobre o TEC4B 

Instituído em 2021, o TEC4B atua na criação de living labs colaborativos para pesquisa, provas de conceito (PoCs) e desenvolvimento de modelos de negócios intensivos em conhecimento e de alto valor agregado. Dois editais já foram lançados: um em 2021, no valor de R$ 4 milhões, e outro em 2023, focado no agronegócio, de R$ 8 milhões.

Fonte: SICT RS

Mais notícias