Projeto da Sectet Pará realiza mais duas capacitações em Quilombo de Igarapé Preto
Desta vez, o foco é na elaboração de um plano de negócios e no debate sobre marketing digital
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) e membros da Comunidade Quilombola do Igarapé Preto, em Oeiras do Pará, realizam de 19 até 22 de setembro, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, duas oficinas de capacitação.
Uma delas é voltada para a construção de um “Plano de Negócios Modelo de Decisão Effectuation” e a outra trata sobre Marketing Digital. As ações integram o Projeto de Pesquisa “Inovação Territorial para Jovens e Adultos da Comunidade Remanescente do Quilombo do Igarapé Preto” e contam com o suporte operacional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
As aulas serão ministradas presencialmente pelos educadores Eduardo Gomes, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA-UFPA), e Flávio Moura, integrante do Núcleo de Tecnologia da Informação do Projeto de Pesquisa e graduando em Engenharia da Computação da UFPA.
Os conteúdos das capacitações reforçam o projeto de pesquisa e extensão que já realizou inúmeras oficinas para o desenvolvimento humano e social equitativo da comunidade. Já foram consolidados o levantamento de um perfil social, fundiário, econômico, cultural, ambiental e turístico do quilombo.
“As novas oficinas compartilham conhecimentos sobre o empreendedorismo comunitário voltado à competitividade e à inovação com planos de negócios mediante a realidade territorial para fortalecer o desenvolvimento com o uso das tecnologias sociais”, explica Edivan Nascimento, integrante do Projeto e discente do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA.
Para Flávio Moura, integrante do Núcleo de Tecnologia da Informação do Projeto e graduando em Engenharia da Computação da Universidade, a primeira oficina realizada em agosto de 2022, permitiu fazer o exercício teórico da Engenharia da Computação e colocar em prática uma leitura social das múltiplas ferramentas tecnológicas que estruturam a ação do marketing digital para um território quilombola e as suas relações com a realidade amazônica e brasileira. Flávio enfatiza que todos produzem e semeiam conhecimentos pelos celulares nas palmas das mãos.
“Esta democratização horizontal da informação permite uma forte divulgação da importância do turismo local para a geração de emprego e renda para as famílias. Isso cria um plano de negócio e uma economia circular com o uso de ferramentas digitais, aplicativos e o uso da inteligência artificial. Sabemos dos desafios e das desigualdades de acesso às tecnologias e às estruturas tecnológicas no Brasil, mas é um projeto de pesquisa em que a comunidade se mostra participativa e inovadora. Avançamos muito desde a primeira visita ao local em janeiro de 2020”, recorda.
Plano de Negócios
Por sua vez, Eduardo Gomes, professor do ICSA-UFPA, abordará a criação de um plano de negócios a partir da teoria desenvolvida pela professora indiana Saras Sarasvathy, ganhadora do Prêmio Global de 2022 para a Pesquisa em Empreendedorismo. O Plano leva em consideração a realidade de cada morador, o seu plano específico, o território, a dinâmica social e a forma de colocá-lo em execução – efffectuation – no mercado.
Gomes defenderá, numa linguagem popular, os cinco princípios sistematizados por Sara Sarasvathy para colocar o plano de negócio em andamento. Primeiro, o Pássaro na mão, ou seja, o que tenho para começar. Segundo, Perda acessível, é o que se tem para investir, sem fazer falta. Terceiro, Um Limão, uma Limonada, ou seja, trabalhar com o imprevisto e tirar proveito para uma nova ação de reorganização. Quarto, a Colcha de retalhos, a criação de uma rede contatos local, regional, nacional e internacional. Quinta, a prática do Piloto de avião, foco nos resultados e manter o controle do plano.
“Construir um plano a partir da oferta e da demanda do que a comunidade pode oferecer e atender é um planejamento fundamental para o sucesso do modelo de decisão effectuation”, detalha o educador.
Avanços – Renato das Neves, coordenador do Projeto de Pesquisa, enumera as evoluções ocorridas desde o início das ações nos quesitos da hospedagem familiar, trilhas, alojamentos com novas tecnologias, fortalecimento da gastronomia local e as relações com os visitantes dos múltiplos balneários, entre outras.
“Por um lado, a capacitação fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da parceria entre as instituições públicas e a comunidade. O projeto valoriza a união e o desenvolvimento humano e social do quilombo com as consolidações do levantamento de um perfil social, fundiário, econômico, cultural, ambiental e turístico do território. Estes avanços são frutos do compartilhar de conhecimentos sobre o empreendedorismo comunitário voltado à competitividade e à inovação dos negócios mediante a realidade territorial para combater as desigualdades regionais, fortalecer o desenvolvimento e a cidadania local”, finaliza o coordenador.
Serviço:
As inscrições para as capacitações podem ser feitas por dois links: Plano de Negócios: https://forms.gle/nCyPzhk5XABQxVeY6; e Marketing Digital: https://forms.gle/r3V1HkXVHfLTrHtYA. Ou, presencialmente, com Hanna Letícia, bolsista e moradora da comunidade.
Fonte: SECTET PA