Professores em Educação Tecnológica são capacitados pela Seduc para atuarem com alunos de altas habilidades e superdotação em Rondônia
Entre os dias 25 a 27 de abril, acontece em Porto Velho, uma formação presencial na área de Robótica Educacional, com duração de 24 horas, para 40 professores, com o objetivo de capacitá-los para atuarem no Projeto de Educação Tecnológica na área de robótica junto aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
A ministração será realizada por técnicos da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, responsáveis pela coordenação do projeto, em parceria com os profissionais da Positivo Tecnologia S/A, empresa vencedora da licitação para fornecimento dos materiais de robótica.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido para incentivar as habilidades de cada aluno conforme sua capacidade. “Além de oportunizar o desenvolvimento das habilidades e o interesse dos alunos na área tecnológica, como a construção e programação de robôs, o projeto contribui para o desenvolvimento da criatividade e capacidade de resolução de situações problemas, em um ambiente lúdico e inovador”, comentou.
PIONEIRISMO
Pioneiro no Estado de Rondônia, o atendimento nesta área teve início no ano de 2010, com o projeto piloto de Educação Tecnológica na Área de Robótica Educacional para alunos com altas habilidades e superdotação, implantado inicialmente, no Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS, em Porto Velho, e posteriormente ampliado gradativamente para as Salas de Recursos Multifuncionais do interior do Estado, atendendo 19 escolas em 14 municípios.
AMPLIAÇÃO
Com o objetivo de ampliar o atendimento para mais 20 novas escolas, a Seduc adquiriu em 2022, 158 novos kits de robótica, totalizando dessa forma, 39 escolas de 21 municípios contemplados com o projeto.
O projeto é desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM, pelo professor do Atendimento Educacional Especializado – AEE, como uma atividade de enriquecimento curricular, uma das formas de suplementação curricular garantida ao aluno com altas habilidades/superdotação, conforme previsto no Decreto nº 7611/2011, e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC 2008), são considerados alunos com altas habilidades/superdotação, aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Fonte: Notícias do Estado de Rondônia