Irã atravessa apagão de conectividade em meio a onda de protestos
O Irã está atravessando um apagão de conectividade em meio a uma onda de protestos de escala nacional no país. Segundo dados do observatório NetBlocks, o tráfego atual de Internet no território iraniano está em apenas 1% dos níveis comumente registrados.
Informações da firma de monitoramento indicam corte nos serviços desde a última quinta-feira, 8. O movimento foi constatado inicialmente na cidade de Kermanshah, se espalhando em seguida para diferentes localidades, incluindo a capital Teerã. Nesta sexta-feira, 9, o observatório confirmou que o apagão atingiu proporção nacional.

A situação tem afetado serviços móveis e fixos, além de negócios dependentes da conectividade. Ligações internacionais também não estariam alcançando o país, aponta a agência de notícias Reuters. O Irã opera uma arquitetura de Internet altamente centralizada, o que permite às autoridades impor restrições amplas ao acesso à rede.
Segundo organizações internacionais de direitos humanos, ao menos 34 manifestantes e quatro agentes de segurança foram mortos durante as manifestações, até o momento do fechamento desta matéria.
Fonte: Teletime