Projeto Yara vai formar jovens talentos em TIC na Zona Franca de Manaus
Com mais de 13 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus, O CESAR Manaus, unidade regional do maior centro de inovação e tecnologia do Brasil, anuncia o Projeto Yara – Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Matias Machline (FMM), a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), oferecerá uma trilha de formação completa, gratuita e remunerada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da FMM.
Inspirado na “Mãe d’Água” da mitologia amazônica, o nome “Yara” simboliza o propósito do projeto de despertar o talento dos jovens da região para que liderem o futuro digital. A iniciativa surge como uma resposta estratégica a um duplo desafio: o cenário de mais de 270 mil jovens amazonenses fora da escola ou do mercado de trabalho.
O projeto Yara foi desenhado para ser uma jornada imersiva e totalmente executada em Manaus, combinando aulas síncronas e assíncronas com encontros presenciais em todas as etapas, garantindo uma formação prática e conectada à realidade local.Estruturada como uma trilha formativa modular, completamente gratuita e remunerada com bolsas-auxílio, a iniciativa se divide em quatro etapas:
Seleção e Nivelamento (Etapa 1 – Presencial): 60 estudantes serão selecionados para uma formação de 240 horas, com foco em raciocínio lógico, matemática aplicada e introdução à programação. Os participantes receberão uma bola-auxílio de R$ 400,00 mensais.
Graduação Tecnológica em GTI (Etapa 2): Os 30 alunos com melhor desempenho na etapa de nivelamento avançam para o curso superior de 30 meses de Graduação Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da CESAR School, em formato EaD com momentos presenciais semanais. A formação, com bolsa mensal de R$ 800,00, terá ênfase em Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação Digital
Habilidades Globais (Etapa 3): Cursos de Língua Inglesa e Negócios, fundamentais para o acesso à documentação técnica e para a competitividade global.
Especialização de Mercado (Etapa 4): Cursos de extensão avançados em Desenvolvimento Android ou Qualidade de Software, alinhados às tendências da Indústria 4.0.
Fonte: Convergência Digital