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Mais Ciência na Escola: suplementação de R$ 96 milhões permite contratação de 24 novos projetos de laboratórios ‘maker’

ma suplementação de cerca de R$ 96 milhões, em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), viabilizou o financiamento de mais 24 projetos de implantação de laboratórios maker em escolas de 23 Estados e do Distrito Federal, no âmbito do Programa Mais Ciência na Escola – parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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A suplementação permitiu ao CNPq incorporar as 24 propostas mais bem classificadas em segunda prioridade, por Estado, na Chamada nº 13/2024, mas que não haviam sido financiadas anteriormente por insuficiência de recursos.

Espaços de prototipagem e inovação, onde jovens podem dar vida às suas ideias e projetos nas escolas públicas onde estudam, os laboratórios maker priorizam alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, especialmente os de escolas situadas em áreas de alta vulnerabilidade social em todo o país.

O programa se propõe criar, nas escolas, espaços equipados onde os estudantes poderão transformar ideias em projetos colaborativos, criativos e reflexivos, promovendo o letramento digital e a educação científica pela experimentação prática, ocupando-se, também, com a iniciativa de formação de professores.

Além do financiamento aos laboratórios, serão concedidas bolsas do CNPq para coordenadores estaduais e de redes de laboratórios, estudantes e professores das escolas participantes, especialistas externos e estudantes de graduação e pós-graduação, em caráter de extensão.

Os recursos têm origem no Programa Conecta e Capacita Brasil, uma das linhas de investimento definidas pelo Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O Mais Ciência na Escola integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e dialoga com o Programa Escola em Tempo Integral, oferecendo letramento digital, educação midiática, e combate à desinformação na jornada escolar. Por meio do programa, será fomentada a aprendizagem baseada em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com foco no protagonismo estudantil.

Confira os proponentes, unidades federativas e valores dos novos projetos aprovados:

Proponente

UF 

Valor 

Catarina de Souza Costa

AC

R$ 500.000,00

Flávia Bartira Pedro da Silva Almeida

AL

R$ 1.495.640,00

Vitor Bremgartner da Frota

AM

R$ 2.286.120,00

Breno Henrique Pedroso de Araújo

AP

R$ 499.937,45

Viviane Santos Moreira

BA

R$ 9.000.000,00

Carlos Estêvão Rolim Fernandes

CE

R$ 7.500.000,00

Jefferson Saraiva de Oliveira

DF

R$ 1.500.000,00

Walber Antonio Ramos Beltrame

ES

R$ 3.000.000,00

Júnio César de Lima

GO

R$ 2.996.879,00

Anderson Araújo Meireles

MA

R$ 2.952.477,00

Fernanda Helena Nogueira-Ferreira

MG

R$ 9.000.000,00

Cecília Maria Pinto do Nascimento

MS

R$ 1.500.000,00

Roger Resmini

MT

R$ 1.500.000,00

Luís Carlos Bassalo Crispino

PA

R$ 4.500.000,00

Edilson Leite da Silva

PB

R$ 2.930.460,00

Luciana Rachel Coutinho Parente

PE

R$ 7.500.000,00

Aref Kalilo Lima Kzam

PR

R$ 4.500.000,00

Joaquim Fernando Mendes da Silva

RJ

R$ 9.000.000,00

Edgard Morya

RN

R$ 1.499.441,60

Serguei Nogueira da Silva

RS

R$ 4.499.970,34

Glauco Cardozo

SC

R$ 1.500.000,00

Mario André de Freitas Farias

SE

R$ 998.800,00

Marcelo Carbone Carneiro

SP

R$ 15.000.000,00

Jonierson de Araújo da Cruz

TO

R$ 500.000,00

TOTAL

R$ 96.159.725,39

Fonte: CNPq

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