Líderes empresariais aumentam investimento em observabilidade para expandir uso da IA
Um relatório global da Dynatrace com 842 CIOs, CTOs e líderes de tecnologia indica que a adoção de Inteligência Artificial (IA) nas operações corporativas está em crescimento, mas a confiabilidade e a governança da tecnologia ainda representam desafios. Para lidar com essas questões, as empresas estão aumentando os investimentos em observabilidade, permitindo monitorar, controlar e otimizar os sistemas de IA à medida que passam do conceito à produção.
Segundo o estudo, todos os entrevistados usam IA em suas operações, principalmente para gerenciamento de dados, governança da tecnologia e operações de segurança. A pesquisa mostra que decisões baseadas em IA ainda contam em grande parte com intervenção humana e que os orçamentos para observabilidade e detecção de ameaças aumentaram no último ano, com expectativas de novos aumentos no próximo exercício fiscal.
A Dynatrace aponta que a observabilidade se tornou central para a integração da IA nas operações de TI. Ela permite que as empresas garantam transparência, controle e confiabilidade nos sistemas, fornecendo informações para decisões mais seguras e a implementação de automação. O relatório completo está disponível em “The State of Observability Report 2025: Why observability is becoming the control plane for AI-powered enterprise transformation”.
Fonte: TI Inside