Sai o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025
ezenove alunas, 10 professoras e 13 tutoras são as vencedoras da edição 2025 do Prêmio CAPES Futuras Cientistas. Os nomes das ganhadoras, provenientes das cinco regiões do Brasil, constam no resultado final do Edital Conjunto nº 3/2025, publicado nesta quarta-feira, 24 de setembro.
O objetivo da iniciativa é incentivar, valorizar e dar visibilidade a alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais, como forma de estimular o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).
A premiação é fruto de parceria entre a CAPES/MEC e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pensada para promover a participação de meninas e mulheres de todo o país. Só entre as estudantes, por exemplo, as ganhadoras são provenientes de 18 estados e do Distrito Federal.
As alunas vencedoras receberão certificado e medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consistirá no apoio financeiro para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6 mil, a ser pago pela CAPES/MEC.
Em sua segunda edição, o Prêmio CAPES Futuras Cientistas foi voltado especificamente para alunas participantes e provadas no Módulo Imersão Científica do Futuras Cientistas 2024, realizado pelo Cetene, e ingressantes na graduação em universidade pública. Foram, ainda, até uma professora por estado e no máximo três tutoras de cada região com projetos aprovados no programa.
Sobre o Cetene
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste foi criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento da região e integrar a sociedade com a inovação, o conhecimento e a transferência de tecnologia de produtos e processos. Localizado em Recife (PE), o Centro tem laboratórios de referência nas áreas de biotecnologia, microeletrônica e nanotecnologia.
Fonte: CAPES