RNP implementa ChatGPT no atendimento a usuários de Internet
Usuários do Internet Brasil já contam com uma maneira mais fácil e rápida de tirar suas dúvidas. Neste mês de março, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) passou a usar ChatGPT para atender ao público do programa, que disponibiliza chips gratuitos de dados móveis para alunos da educação básica na rede pública de ensino inscritos no CadÚnico.
A ferramenta de inteligência artificial (IA) tem a capacidade de responder aos questionamentos feitos pelos usuários com um alto índice de acerto. Primeiramente, técnicos da RNP ensinaram a IA especificamente sobre o Internet Brasil, com conteúdos próprios para atender beneficiários e gestores do programa. E registraram uma impressionante marca de 90% de respostas corretas já nos primeiros testes. Esse número ainda deve subir ao longo do tempo, já que a ferramenta está em constante aprendizado.
A plataforma é capaz de analisar perguntas racistas, ofensivas ou com alguma intenção negativa, e fornecer respostas sem passar por esse tipo de linguagem. Além disso, a RNP também está em processo de personalizar a tecnologia para levar em consideração as idades dos estudantes e as diversas regiões do Brasil, incorporando termos e culturas dessas áreas.
Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é um robô que utiliza a IA para a produção de textos. A partir de informações obtidas na internet, o ChatGPT é capaz de elaborar respostas criativas, conversar em linguagem fluida e natural e até dar conselhos.
Fonte: TI Inside