Startup Lab dá início à sua segunda rodada no RS
O programa Startup Lab, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, chegou à sua segunda rodada. Até janeiro de 2022, as regiões contempladas pelo método de inovação aberta desenvolvido pelo Instituto Hélice em parceria com a SICT serão “Metropolitana e Litoral Norte”, “Serra e Hortênsias”, “Produção e Norte” e “Noroeste e Missões”, essas duas últimas participando de forma conjunta.
Essa nova etapa contará com a participação de 30 empresas dessas regiões, que buscam soluções para suas dores junto a startups. A conexão entre as empresas e as startups interessadas é feita por intermédio do programa, com o método próprio desenvolvido, buscando os melhores resultados e desenvolvimento para cada ator envolvido.
A rodada anterior, com as regiões dos Vales e Sul, está na sua última fase – de avaliação. As rodadas de negócio dessas regiões, conhecidas como Pitchdays, se encerraram em 17 de setembro.
Reunião com empresas inscritas
Na tarde da sexta-feira, 15, o Startup Lab, juntamente do Instituto Hélice, promoveu um evento de apresentação e capacitação do Método Startup Lab + Hélice voltado às empresas participantes da segunda rodada do programa. O evento realizou a apresentação da equipe do programa e fomentou um contato inicial entre as empresas inscritas.
A orientação foi conduzida pelo diretor do Instituto Hélice, Thomas Job, que apresentou o Instituto e o Método, destacando que o objetivo do programa como um todo é estabelecer um ambiente colaborativo. A conversa seguiu no sentido de fazer uma previsão dos próximos momentos do programa com os participantes, explicando sobre o relacionamento entre startups e empresas.
Foi explicado que o objetivo do Startup Lab é aproximar empresas interessadas em práticas de inovação aberta a startups, desenvolvendo soluções para os desafios das empresas, visando co-criar um ambiente colaborativo de inovação e promover o desenvolvimento regional. Deste modo, cria-se uma ambiência favorável para negócios. Além disso, o evento ofereceu aos presentes uma base sobre o que é inovação e explanou sobre os benefícios em fazer parte do programa tanto para as empresas quanto para as startups.
Durante a apresentação foram ressaltadas, ainda, as responsabilidades, as informações gerais relevantes e as questões relativas às possibilidades de fomento. Sobre as etapas do programa – adesão, aproximação, ação, avaliação e ativação – foi explicado a fundo no que consistem e como são executadas.
Na sequência, a coordenadora em exercício do programa, Maria Giovana Schaeffer, apresentou o cronograma de andamento das ações futuras, explicando o que era esperado das empresas na continuidade do programa.
Estiveram presentes também o diretor de Gestão da Inovação, André França, um dos coordenadores do programa Startup Lab, Christian Caminha, e o integrante da equipe Startup Lab, Matheus Mendes.
Empresas participantes no 2° ciclo do Programa Startup Lab
Metropolitana e Litoral Norte (12):
- Cartrom Indústria de Embalagens
- Macro Técnica Engenharia
- Ind Maqs e Redutores TRANSMAQ
- Laboratório Saúde
- Rauter Química
- Master Equipamentos Industriais
- Novus Produtos Eletrônicos
- Termolar S/A
- Exatron Ind. Eletrônica
- Alright Adtech
- Agência OnTargetWeb
- Isobio
Noroeste e Missões + Produção e Norte (8):
- Biotecno Indústria e Comércio
- Polistar Brasil Indústria e Comércio de Plástico
- Sicredi União RS / ES
- Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense
- Tromink Industrial
- Cucchi
- Casa de Marco
- Cooperativa Tritícola de Espumoso
Serra e Hortênsias (10):
- Frigorífico Nicolini
- Transportes Cavalinho
- Profimax Centro Profissionalizante
- Brinox Metalúrgica
- Câmara de Indústria e Comércio – CIC de Garibaldi
- Metalúrgica Simonaggio
- Nutrire Indústria de Alimentos
- Cooperativa Santa Clara
- Carrer Alimentos
- Tibre Indústria Metalúrgico
Fonte: SICT RS em 26/10/2021