Pesquisa da Bain & Company e UiPath mostra que IA e automação aceleram mudanças rápidas e em larga escala
A rápida disseminação em larga escala da tecnologia de inteligência artificial (IA) em todos os setores e o impacto crescente e de longo alcance da tecnologia na transformação das indústrias são destacados em uma nova análise da Bain & Company e da UiPath. O estudo se dedica a analisar e compreender a adoção e o impacto da automação baseada em IA, assim como a influência que a IA terá na reconfiguração das empresas e do mercado no futuro.
Os achados do estudo se baseiam em uma pesquisa liderada pela Bain com 200 empresas, a maioria com receitas de US$ 5 bilhões ou mais, juntamente com uma grande série de entrevistas qualitativas com executivos seniores.
O relatório concluiu que, embora a automação seja há muito tempo uma força para a melhoria e eficiência nas organizações, a implantação acelerada da IA está acelerando o escopo e a escala das mudanças nos negócios.
Com mais da metade (53%) dos executivos pesquisados relatando que suas empresas já implantaram alguma forma de IA generativa, o impacto da tecnologia é enfatizado por 45% dos entrevistados que preveem que a integração da automação e da tecnologia de IA catalisará uma grande transformação em seu setor nos próximos anos. Quase metade (48%) dos entrevistados pela Bain também disse ter experimentado um impacto maior ao utilizar soluções com uso intensivo de IA, como machine learning e automação cognitiva.
A maioria dos entrevistados diz que já está investindo em automação orientada por IA, sendo que 70% afirmam que a automação orientada por IA é “muito importante” ou “essencial” para atingir os objetivos estratégicos de sua organização. Destes, 74% preveem um retorno positivo sobre o investimento de seus esforços de automação.
“Com a automação baseada em IA, as empresas têm a oportunidade de dar uma dose de adrenalina a seus roteiros de negócios e reconfigurar suas metas, independentemente do tamanho e do escopo – se adotarem uma abordagem holística e agirem agora”, disse Ted Shelton, sócio da Bain & Company. “As empresas devem ir além da implantação dessa tecnologia e, basicamente, repensar e redesenhar os modelos de negócios para integrar a IA e a automação sem problemas. As organizações verdadeiramente preparadas para o futuro serão ágeis, com uma cultura e um design fluidos, em constante evolução e reconfigurando juntamente com os avanços tecnológicos em IA”.
A pesquisa constatou que os executivos têm opiniões divergentes sobre a IA generativa. Embora quase metade das organizações tenha adotado alguma forma de GenAI (IA generativa) e 44% dos entrevistados tenham afirmado que a GenAI será transformadora, 18% afirmaram que a tecnologia está superestimada, enquanto outros 11% acreditam que a GenAI ainda está subvalorizada.
Os entrevistados vislumbram um futuro no qual a IA possibilitará novas ofertas de produtos ou serviços (58%), criará caminhos para a monetização de dados (52%), permitirá uma maior personalização das ofertas (47%) e até mesmo abrirá caminho para explorar mercados ou segmentos de clientes até então desconhecidos (26%).
A pesquisa da Bain revela que a maioria das organizações implantou um conjunto de tecnologias de automação, incluindo IA e Machine Learning (ML) (80%), Robotic Process Automation (RPA) (64%) e Predictive Analytics (69%), sendo que a principal motivação por trás da adoção é o aumento da eficiência e da produtividade (85%). Embora a maioria (69%) relate ter experimentado os ganhos de eficiência e produtividade que buscava, elas também relatam benefícios relacionados à automação, incluindo maior precisão e redução de erros (56%) e maior competitividade (45%).
Fonte: TI Inside