Países latinos firmam compromisso de buscar autonomia digital na região
Ao final da primeira edição do ICT-LAC Summit, realizado em Salvador esta semana, os representantes dos países da América Latina e do Caribe reafirmam, em uma carta que ainda está em processo de ajustes, o compromisso de avançar em direção a uma região com autonomia digital, apontando como uma das ações a criação de infraestruturas digitais próprias.
No documento, consta como uma das ações para buscar essa autonomia o desenvolvimento de estratégias que protejam os dados, as infraestruturas críticas e os recursos tecnológicos através de ações regulatórias eficazes a todos os níveis do ecossistema digital.
Também consta a criação de infraestruturas digitais próprias, incluindo danta centers e redes seguras, em condições que permitam aos latinomaericanos atingir os objetivos de cada um dos nossos países com a contribuição justa de todos os agentes do ecossistema digital.
A cooperação também é um dos pontos do documento. Os representantes dos países entendem que reforçar os laços de cooperação para proteger a autonomia digital e aproveitar as oportunidades locais de investimento e desenvolvimento é uma estratégia importante para a região.
Ainda sob esse prisma, os representantes dos países que participaram do ICT-LAC Summit afirmaram compromisso de facilitar a cooperação entre os países latino-americanos para criar um mercado digital regional que promova a concorrência e a inovação tecnológica.
A conectividade também consta como um ponto estratégico para a região. Para isso, foi firmado o compromisso dos países de promover políticas que promovam a conectividade universal, reduzindo as lacunas digitais dentro e entre os nossos países, privilegiando a liberdade de utilização de novas tecnologias e novos modelos de negócios.
A carta ainda está em processo de discussão final, que deve durar pelo menos mais três semanas, informou Andrea Gippa, chefe da assessoria internacional da Anatel.
Fonte: Teletime