falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Padtec vai fornecer redes de fibras óticas nos rios da Amazônia - Consecti

Notícias
12 setembro 2023

Padtec vai fornecer redes de fibras óticas nos rios da Amazônia

A Padtec será a fornecedora da solução DWDM para as redes subfluviais, construídas nos leitos dos principais rios da Bacia Amazônica, das próximas três fases do programa Norte Conectado. A empresa venceu a concorrência da  Siga Antenado/EAF para ser fornecedora nas Infovias 2, 3 e 4.

Operado por um consórcio de empresas de telecomunicações, o programa Norte Conectado tem como objetivo ampliar o acesso a serviços de banda larga na região amazônica, promovendo a inclusão digital da população. Para isso, está prevista a implantação de um total de 12 mil quilômetros de oito infovias pelos rios da Amazônia, interligando mais de 50 cidades dos estados da região, para atender mais de 7 milhões de habitantes. Duas delas já foram implementadas: as Infovias 0 e 1.

“As três novas infovias somarão mais de 2 mil quilômetros de extensão e irão interligar municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima”, afirma Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado/EAF. A primeira a ser construída será a Infovia 4, que ligará a comunidade Vila de Moura, no munícipio de Barcelos (AM), à capital Boa Vista, em Roraima, através dos leitos dos rios Negro e Branco”, explicou.

A Infovia 2 será a mais extensa, com 1.200 quilômetros atravessando o leito do Rio Solimões, interligando as cidades de Tefé e Atalaia do Norte, no Amazonas, e passando por municípios como Tabatinga, no interior do estado. Já a Infovia 3 ligará as capitais Macapá (AP) e Belém (PA), passando por municípios do Pará.

Desenvolvidas e fabricadas no Brasil, as soluções DWDM fornecidas pela Padtec para o programa Norte Conectado disponibilizam taxas de transmissão de múltiplos canais de 100, 200 e 400 Gbps. A empresa tem sido a fornecedora dos produtos DWDM para a iniciativa do governo federal desde sua primeira fase, em 2014, com as redes construídas pelo Exército Brasileiro no Programa Amazônia Conectada (PAC).

Fonte: Convergência Digital