Nova Frente da Conectividade Rural defende unidade em políticas de conexão do campo
A defesa da conectividade no campo ganhou mais um componente nesta terça-feira, 29, com o lançamento da Frente Parlamentar da Conectividade Rural na Câmara dos Deputados. O presidente do colegiado, deputado Murillo Gouvea (União-RJ), afirmou que a proposta é fortalecer o desenvolvimento da produção rural brasileira e que o governo deve unificar as ações de conectividade do campo em curso na esfera federal.
“Hoje, enfrentamos uma série de dificuldades com a falta de infraestrutura logística e de pessoal. Essa frente surge como uma forma de incentivar modelos de negócios que façam a conectividade chegar aos pequeno e médio produtores. Hoje, grandes e pequenos produtores sofrem com os altos custos ocasionados pela falta de conectividade em áreas remotas”, afirmou o parlamentar, no evento de lançamento da frente.
Segundo a Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Conectividade Rural nasce com 214 deputados signatários, desde parlamentares do PT até o PL.
Próximos passos
Murillo Gouvea confirmou que, nas próximas semanas, tem agendadas reuniões com o ministro da Agricultura, do Turismo e das Comunicações para discutir a questão, e defendeu uma unidade de ações de conectividade no Brasil que hoje estão sendo implementadas pelo governo federal.
“Eu já fui convocado pelo ministro da Agricultura para conversar sobre o tema. Hoje, tenho uma agenda com o ministro do Turismo. O Juscelino [Filho, chefe do MCom] é meu amigo pessoal, do meu partido, também vou conversar com ele. Não adianta cada um desses ministérios lidar com suas ações separadas. Temos que unificar essas ações e seguir em uma ação só, para atender a comunidade. Devemos cortar caminhos”, afirmou o parlamentar, com atuação política oriunda do noroeste fluminense (interior do estado do Rio de Janeiro).
“Devemos unificar os projetos. Nós da Frente vamos trabalhar em alta velocidade para atender o agricultor. Até porque isso é uma ação do governo”, prosseguiu Murillo Gouvea. Sobre a relação com as operadoras, Gouvea destacou que nota que as empresas já poderiam ter oferecido o serviço em determinadas regiões, mas que ainda não o fizeram. “Mas queremos dialogar com este setor, para mostrar que podemos ser úteis, e que podemos servi-los, assim como, eles também podem nos servir”, afirmou o deputado.
“A tendência do aumento da área da conectividade deve ser uma prioridade do governo, que por meio de seus ministérios, deve apoiar os produtores rurais. Queremos reduzir custos, desperdícios, facilitar manejos e usar a tecnologia para impulsionar a produção. Queremos conectividade em todos as propriedades, nos mais diversos cantos do Brasil”, finalizou Murillo Gouvea.
Fonte: Teletime