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No Brasil, maioria das empresas tem medo de errar e falham nos projetos de inovação - Consecti

No Brasil, maioria das empresas tem medo de errar e falham nos projetos de inovação - Consecti

Notícias
20 setembro 2023

No Brasil, maioria das empresas tem medo de errar e falham nos projetos de inovação

A Dell Technologies divulgou no Dell Technologies Fórum, realizado nesta terça-feira, 19/09, em São Paulo, um estudo voltado a medir o grau de maturidade das empresas em relação à inovação. O levantamento, batizado de Innovation Index (Índice de Inovação), mostra que, no Brasil, apesar de 83% dos executivos classificarem suas organizações como inovadoras, pouco mais da metade deles (52%) teme que suas companhias tornem-se irrelevantes em três a cinco anos, com base no ritmo dos projetos e cultura de inovação.

As tecnologias para catalisar as inovações nas empresas são:  multicloud, edge computing (computação de borda), infraestrutura de dados moderna, segurança cibernética e aquelas que permitem trabalhar de qualquer local. Mas o relatório evidencia que, hoje, a maioria das organizações falha nos projetos de inovação pela dificuldade de ter processos estruturados. Nesse sentido, só 43% dos entrevistados no Brasil afirmam que hoje os projetos são baseados em dados e pouco mais da metade (56%) têm iniciativas inovadoras alinhadas a metas do negócio.

Ficou patenteado que seis em cada dez entrevistados no Brasil afirmam que as lideranças dentro da organização são mais inclinadas a favorecerem suas próprias ideias do que as dos times, o que mostra uma falta de equilíbrio entre tecnologia, processos e pessoas. Ao mesmo tempo, o medo de errar e a falta de confiança dos colaboradores para compartilhar ideias são as duas principais barreiras para construir um ambiente inovador.

O Innovation Index aponta ainda que a quase totalidade (97%) das organizações no Brasil reconhecem a importância de usar novas tecnologias para serem mais inovadoras – o índice fica bem acima da média global, de 86%. Apesar disso, 46% admitem que as soluções tecnológicas utilizadas atualmente não são avançadas o suficiente e temem ficar atrás da concorrência.

Com base na análise das respostas ao questionário, as empresas foram classificadas em cinco categorias principais de acordo com o grau de maturidade em relação à inovação: Líderes, Adotantes, Avaliadores, Seguidores ou Retardatários. No Brasil, 5% das empresas foram classificadas como Líderes em Inovação. Apesar do número baixo, ele está bem acima da média global, onde esse índice foi de apenas 2%.

As organizações classificadas nessa categoria são aquelas que apresentam uma estratégia completa de inovação e estão melhor preparadas para enfrentar desafios – como uma recessão global, problemas na cadeia de suprimentos, impactos ambientais, entre outros – e continuar crescendo.

Para produzir o Innovation Index, a Dell Technologies contou com o apoio da empresa de pesquisa de mercado Vanson Bourne, que entrevistou 6.600 líderes (Negócios e TI) em mais de 45 países, sendo 300 deles no Brasil. O objetivo foi identificar o quão crítica a inovação é para essas organizações e como as empresas estão estruturadas em termos de tecnologias, processos e pessoas para, a partir de uma abordagem inovadora, trazer resultados concretos para o negócio de curto e médio prazos.

Fonte: Convergência Digital