MCTI define quadro de comando da FINEP
A FINEP definiu os principais cargos na gestão de Luciana Santos à frente do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Depois de nomear Celso Pansera para a presidência do órgão de fomento à inovação, o MCTI anunciou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Aragão, como diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutor em Física pela Princeton University, Aragão foi diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), presidente do CNPq e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Já o professor Elias Ramos de Souza vai exercer o cargo de diretor de Inovação da Finep. Bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi consultor da Área Interdisciplinar da Capes e pesquisador na Universidade Livre de Bruxelas. Exerceu ainda o cargo de diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Funcionário do BNDES, Márcio Stefanni assumirá a Diretoria Financeira, de Crédito e Captação. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Márcio Stefanni foi diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco e possui diversas passagens pelo governo de Pernambuco, nas Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, Planejamento e Gestão, Fazenda e de Desenvolvimento Econômico.
A economista Janaína Nascimento, servidora da Finep, será a diretora de Administração. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Janaína é analista da Finep com 21 anos de experiência em financiamento à ciência, tecnologia e inovação. Foi assessora de comitês e conselhos, em especial, do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais e do Comitê da Área de Tecnologia da Informação, entre outros fundos setoriais.
Fonte:Finep