falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Lojas Renner cria canal dedicado ao relacionamento com startups - Consecti

Notícias
04 dezembro 2023

Lojas Renner cria canal dedicado ao relacionamento com startups

A Lojas Renner criou um canal oficial de conexão com o ecossistema de startups e inovação: o Renner Startups. O canal foi ao ar em novembro e é mais um passo para facilitar o relacionamento entre soluções inovadoras e as diversas áreas de negócio da companhia.

Desde 2021, a Lojas Renner conta com uma área de Inovação Aberta, que tem como missão se relacionar com startups nacionais e internacionais a fim de conectá-las com oportunidades e desafios internos da empresa, seja no core business ou em áreas de apoio.

O principal foco são startups em nível operacional, com capacidade de escala e que alinhem resultado à boas práticas ESG. Junto desses parceiros, o objetivo é impulsionar a evolução das operações das marcas Renner, Youcom (moda jovem), Ashua (moda curve & plus size), Camicado (artigos para casa e decoração) e Repassa (brechó online), além da instituição financeira Realize.

“Desde a estruturação da área já mapeamos, aproximadamente, 750 startups no Brasil e no exterior, nos conectamos com cerca de 250 delas e realizamos mais de 25 POC (provas de conceito) ou parcerias, com cases de relevante geração de valor para o nosso negócio. Agora, damos mais um passo robusto, que reforça e facilita ainda mais o nosso relacionamento com startups e o ecossistema de inovação, conectando empreendedores aos desafios e oportunidades do nosso negócio, acelerando testes e firmando parcerias valiosas”, diz Cesar Brunetto, gerente da Renner Startups na Lojas Renner.

Um exemplo disso foi a parceria firmada com uma startup de análise de dados focada no varejo. A solução combina dados do ecossistema da Lojas Renner S.A. com informações de mercado a partir da inteligência artificial, o que possibilita a análise das mudanças no cenário da moda e o fornecimento de insumos para as tomadas de decisão. “A solução possibilitou, ainda mais, a aproximação de dados e tendências – que juntos geram insights com foco no produto. Essa estratégia reforça o nosso objetivo de entregar de forma cada vez mais ágil a melhor experiência possível em moda e lifestyle à nossa consumidora”, explica Brunetto.

Inovação e Sustentabilidade

Entre os temas em foco da Renner Startups está a busca por parceiros que contribuam para a aceleração da pauta de sustentabilidade na Companhia. “De novas formas de cultivo de matérias-primas, processos de reciclagem ou melhor gestão dos aspectos ESG de nossa cadeia de valor, temos convicção de que somente com a inovação e o uso de tecnologia seremos referência em uma moda cada vez mais responsável”, acrescenta. Exemplo disso foi o projeto mais recente chamado Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade, chamada pública realizada em parceria com a consultoria global de inovação The Bakery, que selecionou parceiros para colaborar com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030.

A partir do Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade foram selecionadas três startups: as brasileiras ESG Now, que oferece a implementação, a operacionalização e o monitoramento de uma estratégia ESG 360°, incluindo a cadeia de valor; a Aiper, especializada em pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana para aplicação na indústria têxtil; e a alemã Rittec, que desenvolve e comercializa tecnologias de reciclagem para recuperar resíduos mistos de poliéster e/ou PET. No momento, as três passam por testes dentro da companhia, acompanhadas por diferentes times e apoiadas por diretores internos.

Como se conectar – A página da Renner Startups está disponível no site corporativo das Lojas Renner S.A., em https://www.lojasrennersa.com.br/startups/, onde as startups podem entrar em contato e compartilhar suas soluções e modelos de negócio. Se houver sinergia entre elas e os desafios dos negócios da varejista, o time entra em contato com os empreendedores. Renner Startups é mais uma iniciativa formal de inovação com startups desenvolvida pela Lojas Renner, que também conta com o RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC), para investimento em startups em estágio inicial.

Fonte: TI Inside