Livro Lilás reúne recomendações da sociedade durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quarta-feira (11), em Brasília, o “Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A publicação, em formato digital, reúne as contribuições feitas durante os 3 dias do evento nacional realizado em 30, 31 de julho e 1º de agosto. A programação alcançou 30 mil pessoas em mais de 60 painéis de debates.
A produção do livro teve o uso de ferramentas de inteligência artificial para sistematizar os áudios, vídeos e incorporar os relatórios feitos em cada sessão. Os textos foram revisados pelos integrantes da comissão responsável pela sistematização e documentação da Conferência. O evento teve como tema “Para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e foi realizado após um hiato de 14 anos.
No lançamento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que, mais que um registro, o livro é uma ferramenta estratégica para o futuro da ciência e tecnologia no Brasil.
“Reforço o convite para que todos leiam e se apropriem do conteúdo desse livro. Ele representa o compromisso coletivo com um Brasil que valoriza a ciência como alicerce para um futuro mais equitativo, sustentável e inovador. Que esse material inspire novos avanços e continue impulsionando o retorno da ciência ao lugar que ela merece como força transformadora para toda a sociedade”, declarou.
Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
O secretário-geral da 5ª Conferência, o ex-ministro Sérgio Rezende, por videoconferência, disse que a comissão responsável pela documentação escolheu produzir dois documentos: o Livro Lilás, com as recomendações gerais do evento, e o Livro Violeta, que está em produção e será lançado em fevereiro. A publicação terá foco na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai definir as bases para o setor na próxima década.
“O Livro Lilás, que está sendo lançado hoje, é um relatório geral da conferência. Ele foi produzido com auxílio de uma ferramenta de IA. Esse livro espelha muito bem o que foram os resultados da conferência. O Livro Violeta vai ter muita coisa em comum, mas vai ter sua característica própria, com as recomendações voltadas à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.
Já o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, exaltou o sucesso da 5ª Conferência e disse que, a partir do lançamento do Livro Violeta, será instalada uma comissão que vai construir a Estratégia Nacional de CT&I.
“O grande trabalho que nós teremos a partir da entrega do Livro Violeta é cumprir a missão da conferência, que é fornecer os subsídios para elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa ideia é, junto com o lançamento do livro, constituir a comissão responsável por dar sequência ao trabalho na elaboração da estratégia”, pontuou.
Acesse o “Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” neste link.
Também está disponível o e-book “Participação social nos eventos preparatórios da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, neste link.
5CNCTI
Realizada pelo MCTI e organizada pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), organização social supervisionada pelo ministério, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como principal objetivo discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030.
Fonte: MCTI