Humanos reagem à Inteligência Artificial e pedem suspensão dos investimentos por seis meses
Mais de 1.100 pessoas, inclusive famosos como o dono do twitter Elon Musk e o fundador da Apple Steve Wozniak, assinaram uma carta aberta pedindo uma moratória de seis meses no desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial.
A carta pede às empresas de tecnologia que parem de treinar sistemas de IA que seriam ainda mais poderosos do que o processamento de linguagem conhecido como GPT-4. “Os sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade”, diz a carta logo de início.
“Devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade? Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os satisfatórios? Devemos desenvolver mentes não-humanas que eventualmente nos superem em número, sejam mais espertas, nos tornem obsoletos e nos substituam? Devemos arriscar perder o controle de nossa civilização? Tais decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos”, diz ainda o documento.
A carta vem na esteira do anúncio da OpenAI, empresa financiada pela Microsoft, de que uma quarta iteração de seu programa GPT (gerador pré-treinado), que impressionou os usuários com sua vasta gama de aplicativos, desde envolver os usuários em conversas e até compor músicas e resumir documentos longos. .
A carta, promovida pelo Instituto sem fins lucrativos Future of Life, que tem entre seus patrocinadores a Musk Foundation, pede uma pausa no desenvolvimento avançado de IA até que protocolos de segurança compartilhados para tais projetos sejam desenvolvidos, implementados e auditados por especialistas independentes.
Fonte: Convergência Digital