Google lança a IA Bard, concorrente do ChatGPT
O Google anunciou nesta segunda-feira, 6, seu serviço experimental de IA de conversação, alimentado pelo modelo de linguagem para aplicativos de diálogo ( LaMDA), que batizou de Bard. A partir de agora ele está aberto para testadores, antes de torná-lo mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas.
A Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de grandes modelos de linguagem. Baseia-se em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade. “Ele pode ser uma saída para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando você a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento e, em seguida, obter exercícios para construir suas habilidades”, diz Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet.
Este modelo requer menos poder de computação, permitindo escalar para mais usuários, com mais feedback. “Combinaremos feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real. Estamos entusiasmados com esta fase de testes para nos ajudar a continuar a aprender e melhorar a qualidade e a velocidade do Bard”, diz o executivo.
“Agora, nossas mais novas tecnologias de IA – como LaMDA, PaLM, Imagen e MusicLM – estão se baseando nisso, criando maneiras totalmente novas de interagir com informações, desde linguagem e imagens até vídeo e áudio. Estamos trabalhando para trazer esses últimos avanços de IA para nossos produtos, começando com a Pesquisa”, acrescenta.
Compreensão
Uma das oportunidades mais empolgantes é como a IA pode aprofundar a compreensão das informações e transformá-las em conhecimento útil com mais eficiência, tornando mais fácil para as pessoas chegarem ao cerne do que estão procurando e fazerem as coisas. Quando as pessoas pensam no Google, muitas vezes pensam em obter respostas factuais rápidas, como “quantas teclas tem um piano?” Mas, cada vez mais, as pessoas estão recorrendo ao Google para obter insights e entendimentos mais profundos – como “piano ou violão é mais fácil de aprender e quanta prática cada uma precisa?” Aprender sobre um tópico como esse pode exigir muito esforço para descobrir o que você realmente precisa saber, e as pessoas geralmente desejam explorar uma gama diversificada de opiniões ou perspectivas.
Ajudando os desenvolvedores a inovar com IA
“Além dos próprios produtos do Google, achamos importante tornar fácil, seguro e escalável para que outros se beneficiem desses avanços, construindo com base em nossos melhores modelos. No mês que vem, começaremos a integrar desenvolvedores, criadores e empresas individuais para que possam experimentar nossa API de linguagem generativa, inicialmente desenvolvida por LaMDA com uma variedade de modelos a serem seguidos. Com o tempo, pretendemos criar um conjunto de ferramentas e APIs que facilitarão a criação de aplicativos mais inovadores com IA. Ter o poder de computação necessário para construir sistemas de IA confiáveis também é crucial para startups, e estamos entusiasmados em ajudar a escalar esses esforços por meio de nossas parcerias do Google Cloud com Cohere , C3.ai e Anthropic, que foi anunciado na semana passada.
Fonte: TI Inside