FTC vai investigar investimentos em IA Generativa pelas Big Techs
A FTC- Comissão Federal de Comércio dos EUA, anunciou nesta quinta-feira, 25, que está lançando um inquérito que irá “examinar” os investimentos feitos pelos gigantes da tecnologia da área de Seattle, Microsoft e Amazon, nas startups de IA OpenAI e Anthropic.
A investigação “ajudará a agência a aprofundar a compreensão sobre os investimentos e parcerias formadas entre desenvolvedores de IA generativa e provedores de serviços em nuvem”, disse a FTC em um comunicado à imprensa. Também inclui a Alphabet, investidora da Anthropic.
É o mais recente movimento da FTC visando as Big Techs e seu poder no mercado, à medida que a corrida pela IA continua a ganhar força.
“A história mostra que as novas tecnologias podem criar novos mercados e uma concorrência saudável. À medida que as empresas correm para desenvolver e monetizar a IA, devemos nos proteger contra táticas que excluem esta oportunidade”, disse a presidente da FTC, Lina Khan, em um comunicado. “O nosso estudo irá esclarecer se os investimentos e parcerias prosseguidos por empresas dominantes correm o risco de distorcer a inovação e minar a concorrência leal.”
A Microsoft investiu mais de US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT. O Azure da Microsoft é o provedor de nuvem exclusivo da OpenAI.
A Amazon disse em setembro que investiria até US$ 4 bilhões na Anthropic, uma rival da OpenAI. O investimento da Amazon incluiu o compromisso da Anthropic de tornar a Amazon Web Services seu principal provedor de nuvem.
Estas parcerias dão à Microsoft e à Amazon um novo impulso na implementação de IA nos seus próprios produtos e para os seus clientes na nuvem.
Fonte: TI Inside