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Falta cultura e estrutura organizacional para destravar crescimento digital nas empresas - Consecti

Falta cultura e estrutura organizacional para destravar crescimento digital nas empresas - Consecti

Notícias
13 julho 2023

Falta cultura e estrutura organizacional para destravar crescimento digital nas empresas

Apenas 7% das empresas têm a combinação correta de cultura e estrutura operacional para impulsionar o crescimento das tecnologias digitais, de acordo com uma nova pesquisa do Infosys Knowledge Institute, o braço de liderança de pensamento da Infosys.

A pesquisa Digital Radar: The Next Digital Frontier, entrevistou 2.700 executivos de negócios nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, China e Índia, e descobriu que as empresas que tomam decisões com base em dados transparentes de alta qualidade e constroem uma cultura de assumir riscos responsáveis têm maior probabilidade de gerar crescimento lucrativo nas difíceis condições macroeconômicas atuais. Além disso, a organização em torno dos produtos, e não do processo, leva novas soluções ao mercado mais rapidamente, aumentando a vantagem dos pioneiros.

Esta pesquisa sugere três diferenciais para o sucesso: usar os dados internamente, projetar a cultura organizacional para assumir riscos responsáveis e organizar o negócio em torno dos produtos. As empresas que se destacam nessas capacidades desfrutam de maior lucro, percepção da marca e engajamento de funcionários e clientes. No entanto, o relatório constatou que menos de 10% das empresas dominam esses três diferenciais, destacando oportunidades significativas para aquelas que o fazem.

Dados ao vivo: o relatório constata que apenas 5% das empresas atualmente implementam o que define como uma abordagem universal de “dados ao vivo”. Isso é definido como dados de alta qualidade, oportunos e prontamente disponíveis em toda a organização. Essas práticas de dados geram lucro por meio de melhor inovação e velocidade de lançamento de novos produtos no mercado. Por exemplo, empresas que seguem práticas robustas de dados para tomada de decisão melhoraram sua capacidade de introdução de novos produtos em até 85%.

Centralização no produto: as empresas que organizam suas equipes em torno de suas ofertas de produtos, em vez de funções de negócios, têm 50% mais chances de obter o melhor desempenho na introdução de novos produtos e melhorar significativamente o envolvimento de funcionários e clientes. No entanto, apenas metade das empresas respondentes estão atualmente organizadas dessa forma, destacando uma tremenda oportunidade de mercado.

Cultura responsável de assumir riscos: finalmente, uma empresa que assume riscos responsáveis e considerados, apoiados por dados ativos, tem maior probabilidade de criar produtos mais rapidamente, reter funcionários e aumentar o lucro do que aquelas que não o fazem. Foram identificadas cinco alavancas culturais que podem melhorar a inovação em cinco vezes: estilo de liderança flexível, liderança e diversidade de funcionários, liderança orientada por dados, teste e aprendizado rápidos e incentivo à tomada de riscos.

Juntas, essas descobertas destacam ainda mais que o sucesso digital depende da maneira como uma empresa se organiza em torno da tecnologia, em vez de ser algo que pode ser entregue apenas pela tecnologia.

Fonte: TI Inside